Jornal Médico Grande Público

Com um “empurrão” da Novartis, a Tonic App já é um dispositivo médico
DATA
02/07/2019 15:12:41
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Com um “empurrão” da Novartis, a Tonic App já é um dispositivo médico

A Tonic App, uma aplicação mobile que ajuda os médicos a diagnosticar e a tratar os seus doentes, aposta na marcação CE como dispositivo médico para garantir a qualidade técnica e científica das suas ferramentas clínicas digitais em toda a União Europeia.

O propósito da marcação surgiu num contexto de uma parceria com a farmacêutica Novartis, em que ambas as empresas vão disponibilizar aos médicos na Tonic App recursos em diferentes áreas, nomeadamente para auxiliar no diagnóstico, avaliação e tratamento da psoríase, da espondilartrite e da insuficiência cardíaca, doenças que atualmente sofrem atrasos no seu reconhecimento ou tratamento. Os padrões regulamentares e de compliance da indústria farmacêutica, aliada à necessidade da Tonic App de implementar processos internos que garantam a fiabilidade dos seus algoritmos clínicos desencadeou todo o processo. Estes algoritmos permitem, por exemplo, o cálculo de doses de medicamentos ou a avaliação quantitativa da função de determinados órgãos, como os rins ou o fígado.

“A marcação da Tonic App como dispositivo médico é um excelente exemplo de como uma multinacional e uma startup podem colaborar de modo a criar valor para todas as partes, neste caso para a Tonic App, a Novartis, e, sobretudo, para os médicos e os seus doentes, garantindo a qualidade dos cuidados de saúde”, afirma Daniela Seixas, médica e diretora executiva da Tonic App. Daniela Seixas refere também que “a marcação como dispositivo médico vai dar ainda mais segurança aos médicos na utilização da Tonic App e representa uma importante vantagem competitiva, num momento em que a Tonic App está a expandir para Espanha. Existem muitas apps médicas no mercado que não oferecem garantias mínimas de qualidade”.

Cristina Campos, diretora geral da Novartis, Portugal, considera que “a parceria com a Tonic App é um excelente exemplo da forma como nos posicionamos na criação de valor na área da saúde digital. Ao colaborar para a adaptação de uma solução a necessidades concretas dos nossos parceiros no ecossistema da saúde, conseguimos tornar o seu propósito mais viável, fortalecendo a sua capacidade para crescer e reforçar o valor dos seus projetos. É isso que está acontecer com a nossa parceria com a Tonic App, orgulha-nos poder inovar continuamente com parceiros que nos desafiam e vêm os nossos desafios como oportunidade”.

Fundada no Porto, em 2016, a Tonic App é uma ferramenta digital de saúde destinada a ajudar a comunidade médica a diagnosticar e a tratar os seus doentes, ao reunir todos os recursos profissionais que esta precisa para o seu dia-a-dia de trabalho. Em Portugal, a app já é utilizada por mais de um quarto de todos os médicos portugueses e mais de metade de todos os médicos de família. Três em cada quatro dos seus utilizadores médicos têm menos de 45 anos de idade.

Vencedora em 2018 do segundo prémio na competição de apps médicas da MEDICA, a maior feira de saúde do mundo, e do Lisbon Investment Summit, a Tonic App foi nomeada pela revista Forbes como uma das 60 startups lideradas por mulheres que estão “a agitar a tecnologia pelo globo”. Para além de Portugal, a app expandiu-se recentemente para Espanha, França e Reino Unido.

Esta parceria com a Novartis surge da participação da Tonic App na primeira edição do Techcare, programa de inovação aberta da Novartis. A segunda edição do programa será lançada ainda durante o ano de 2019.

Relatório Primavera: verdades e consequências
Editorial
Rui Nogueira
Relatório Primavera: verdades e consequências

“Ó Costa aguenta lá o SNS” foi o pedido de António Arnaut em maio do ano passado, poucos dias antes de nos deixar. Mas o estado da saúde em Portugal está mal ou bem ou vai indo? Está melhor ou pior? O SNS dá as respostas úteis às necessidades de saúde da população? O Relatório de Primavera ajuda a fazer interpretações fundamentadas.

news events box

Mais lidas

Has no content to show!