Laura Silveira, Vice-presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), vai acompanhar Raquel Duarte, Secretária de Estado da Saúde, na inauguração da Unidade de Saúde Familiar (USF) Extramuros, em S. João da Talha, em Loures. A cerimónia vai decorrer a 22 de agosto, pelas 10H00, na unidade de saúde de S. João da Talha.
A aposta clara no reforço da capacidade organizacional, melhorando o acesso, as condições assistenciais e a qualidade dos serviços prestados, aumentando a satisfação de utentes e profissionais. Estes são os objetivos major da equipa da USF Extramuros, composta por 6 médicos, 6 enfermeiros e 4 secretários clínicos. A equipa dá resposta aos cerca de 11.000 utentes oriundos da União de Freguesias de Santa Iria da Azoia, Bobadela e São João da Talha, que assim ficaram com médico de família atribuído.
A unidade que será inaugurada pela Secretária de Estado da Saúde funciona todos os dias úteis, entre as 8 e as 20 horas, em instalações recentemente adaptadas.
A USF Extramuros está integrada no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Loures-Odivelas. Este ACES tem cerca de 413.000 utentes inscritos e abrange uma área territorial correspondente às 14 freguesias dos concelhos de Loures e de Odivelas, num total de 196 Km2.
O ACES Loures-Odivelas tem em funcionamento 18 Unidades de Saúde Familiar (USF), 8 Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) e 4 Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC). Tem também uma Unidade de Saúde Pública (USP) e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP).
A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.