Jornal Médico Grande Público

Cura+: “Envelhecimento Demográfico: Uma Realidade Desafiante’’
DATA
21/08/2019 18:06:17
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Cura+: “Envelhecimento Demográfico: Uma Realidade Desafiante’’

A Associação Cura+ é uma associação de voluntariado farmacêutico, fundada em outubro de 2015, por um grupo de estudantes de Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, com o objetivo de garantir que, independentemente da sua classe social, todas as pessoas têm acesso a um direito fundamental: a saúde.

Nesse sentido, com o apoio de 31 voluntários, o projeto “Porto com + Saúde” permite, atualmente, o acesso a Medicamentos Sujeitos a Receita Médica (MSRM) por parte de 85 doentes com dificuldades financeiras, sendo estes devidamente referenciados por uma Instituição Particular de Solidariedade Social. Esta é uma medicação indispensável ao seu bem-estar físico e psicológico e, consequentemente, à sua qualidade de vida.

O projeto “Polimedicação + Segura’’ que procura contribuir, de forma eficaz e efetiva, para uma maior literacia em saúde, no âmbito da polimedicação e cuidados de saúde, atuando, para o efeito, junto de populações idosas e dos seus cuidadores, lares de idosos, centros de dia ou mesmo através da realização de visitas aos domicílios das pessoas em causa. Desde 2017, na zona Norte, a Associação Cura+ tornou-se também na entidade promotora do projeto ‘’Geração Saudável’’, um projeto de Promoção e Educação para a Saúde desenvolvido, desde 2012, pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos.

Desde a fundação, contamos com alguns parceiros institucionais que se têm revelado essenciais nesta jornada, tais como a Ordem dos Farmacêuticos, a Associação Nacional das Farmácias (ANF), a Câmara Municipal do Porto, a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e a Fundação Manuel António da Mota. Durante estes anos, a associação foi distinguida com 8 prémios nas áreas da saúde e responsabilidade social. 

Em setembro de 2017, na sede da Delegação Norte da ANF, teve lugar a primeira edição das "+Talks", um ciclo de conferências no qual se abordaram temáticas relativas ao "Empreendedorismo e Responsabilidade Social". Novamente na Sede da Delegação do Norte da ANF, no Edifício INOVA no Porto, no dia 14 de setembro de 2019 (sábado), decorrerá esta iniciativa, contando com várias talks programadas e com diferentes oradores e convidados, num ambiente confortável e acolhedor. Nesta nova edição, o tema abordado será “Envelhecimento Demográfico: Uma Realidade Desafiante’’.

Relatório Primavera: verdades e consequências
Editorial
Rui Nogueira
Relatório Primavera: verdades e consequências

“Ó Costa aguenta lá o SNS” foi o pedido de António Arnaut em maio do ano passado, poucos dias antes de nos deixar. Mas o estado da saúde em Portugal está mal ou bem ou vai indo? Está melhor ou pior? O SNS dá as respostas úteis às necessidades de saúde da população? O Relatório de Primavera ajuda a fazer interpretações fundamentadas.

news events box

Mais lidas