Jornal Médico Grande Público

Glintt desafia estudantes e colaboradores a criar soluções tecnológicas aplicadas à Saúde
DATA
05/09/2019 16:29:42
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Glintt desafia estudantes e colaboradores a criar soluções tecnológicas aplicadas à Saúde
A Glintt – Global Intelligent Technologies quer continuar a impulsionar a transformação digital no setor da saúde e consolidar a sua liderança tecnológica, reforçando a aposta em inovação, através da promoção de uma cultura disruptiva e desafiante. Neste âmbito, irá organizar o “Hacking Health”, o primeiro hackathon na área das tecnologias da saúde.

O “Hacking Health” é uma maratona tecnológica de 18 horas que tem por objetivo encontrar soluções inovadoras através das tecnologias de ponta da Microsoft, da Oracle e da Outsystems, e conta com a atribuição de um prémio final de três mil euros. As candidaturas estão abertas a estudantes universitários e a colaboradores da Glintt até ao próximo dia 30 de setembro e podem ser efetuadas através da plataforma de inovação aberta Taikai.

Os desafios serão lançados pelas três empresas de referência – Microsoft, Oracle e Outsystems –, que disponibilizarão as suas tecnologias aos participantes. As equipas poderão, deste modo, escolher entre desenvolver soluções, utilizando tecnologias de machine learning, chatbots & analytics ou mobile & web, respetivamente.

Com esta iniciativa, a Glintt pretende aliar a tecnologia à saúde e estimular uma cultura de desafio constante que dê primazia ao investimento nas competências dos seus colaboradores, afirmando-se, deste modo, como uma das empresas mais atrativas para os jovens talentos.

“Este hackathon é feito por pessoas e para pessoas, pelo que queremos garantir que todos os colaboradores e aspirantes a Glintters tenham uma experiência inesquecível e, principalmente, que consigam consolidar os seus conhecimentos na tecnologia escolhida. Estamos focados em aprofundar a cultura de colaboração com universidades e parceiros que temos vindo a promover e dar resposta aos mais recentes desafios do setor da saúde. Garantir a satisfação dos nossos colaboradores e apostar em novos talentos é parte desta estratégia. A Academia Glintt é um exemplo do trabalho que desenvolvemos nesta frente, com o propósito de diferenciar a Glintt dos restantes players”, esclarece o diretor da Inov Solutions na Glintt, Hugo Maia.

A Taikai, plataforma de inovação aberta que une grandes empresas a empreendedores e startups com o objetivo de catapultar a transformação digital em diversos setores, entre eles o da saúde, irá apoiar o desafio. Será através desta plataforma que as equipas poderão inscrever-se no desafio, apresentar os seus projetos e, através da tecnologia blockchain, ver as suas soluções serem votadas pelo júri com a moeda virtual “KAI”. “O Taikai surge como um facilitador de todo o processo e assegura a sua transparência. Desde a sua fundação, em 2018, e o lançamento ao mercado, em março deste ano, esta é já a sexta iniciativa que apoiamos, o que demonstra tanto a vontade das empresas de impulsionarem a transformação digital, como a dos empreendedores de criarem um futuro melhor”, explica o fundador e CEO do Taikai, Mário Alves.

A maratona de 18 horas de desenvolvimento arranca a 11 de outubro e, durante o dia, os participantes terão sessões de imersão, desenvolvimento e preparação do pitch. Os vencedores serão conhecidos na madrugada do dia seguinte.

Relatório Primavera: verdades e consequências
Editorial
Rui Nogueira
Relatório Primavera: verdades e consequências

“Ó Costa aguenta lá o SNS” foi o pedido de António Arnaut em maio do ano passado, poucos dias antes de nos deixar. Mas o estado da saúde em Portugal está mal ou bem ou vai indo? Está melhor ou pior? O SNS dá as respostas úteis às necessidades de saúde da população? O Relatório de Primavera ajuda a fazer interpretações fundamentadas.

news events box

Mais lidas