Hospital de Chaves reforça consultas de Oncologia
DATA
11/09/2019 12:40:33
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Hospital de Chaves reforça consultas de Oncologia
O Hospital de Chaves vai passar a ter três períodos semanais de consulta da especialidade de Oncologia Médica, ao invés de dois, e em Lamego passa a existir terá uma consulta semanal desta especialidade, anunciou o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD).

Além do reforço no Hospital de Chaves, distrito de Vila Real, de duas para três consultas semanais, também o Hospital de Lamego, no distrito de Viseu, mas que integra o CHTMAD, passará a dispor de um período semanal de consulta de Oncologia Médica, foi revelado em comunicado.

O CHTMAD explica que tem vindo “a trabalhar no sentido de promover a prestação de cuidados de saúde com maior proximidade aos doentes”. No Hospital de Chaves, desde dezembro de 2018 que existia uma consulta por semana, que foi reforçada em maio de 2019 para duas por semana, e que a partir do próximo dia 19 de setembro passará a contar com três períodos semanais. Já em Lamego, a medida entra em vigor já a partir de amanhã.

“O CHTMAD consegue, assim, realizar a sua missão de prestação de cuidados de proximidade aos seus utentes, graças à dedicação e esforço dos profissionais que o integram”, salienta o Centro Hospitalar.

Urgências no SNS – só empurrar o problema não o resolve
Editorial | Gil Correia
Urgências no SNS – só empurrar o problema não o resolve

É quase esquizofrénico no mesmo mês em que se discute a carência de Médicos de Família no SNS empurrar, por decreto, os doentes que recorrem aos Serviços de Urgência (SU) hospitalares para os Centros de Saúde. A resolução do problema das urgências em Portugal passa necessariamente pelo repensar do sistema, do acesso e de formas inteligentes e eficientes de garantir os cuidados na medida e tempo de quem deles necessita. Os Cuidados de Saúde Primários têm aqui, naturalmente, um papel fundamental.