Associação Portuguesa do Sono é convidada do World Sleep 2019
DATA
18/09/2019 10:26:37
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Associação Portuguesa do Sono é convidada do World Sleep 2019

Num congresso que reúne os principais nomes mundiais da Medicina do Sono, vão discutir-se os mais recentes avanços nesta área, incluindo na investigação e na aplicação de novas técnicas. A Associação Portuguesa do Sono foi convidada a participar, para receber um prémio pela campanha que desenvolveu para assinalar o Dia Mundial do Sono 2019.

A edição de 2019 do World Sleep, um congresso que reúne especialistas de todo o mundo, vai decorrer em Vancouver (Canadá), de 20 a 25 de setembro. Trata-se de uma iniciativa organizada pela World Sleep Society (WSS).

"O estudo do sono afeta quase todas as facetas da saúde", refere a presidente da WSS, Clete Kushida, que destaca nesta iniciativa a colaboração “das melhores e mais brilhantes mentes no campo do sono para ensinar, aprender e interagir com outros especialistas de todo o mundo”.

A Associação Portuguesa do Sono (APS) foi convidada a participar neste evento, onde irá receber um prémio do World Sleep Day Committee pelas iniciativas que desenvolveu, no âmbito do Dia Mundial do Sono 2019.  De 53 países participantes, com mais de 200 atividades em todo o mundo, a campanha da APS - “Dormir bem, envelhecer melhor" — destacou-se pela forma como sensibilizou a população portuguesa para a importância de se dormir bem, cumprindo assim uma das dimensões do trabalho que esta entidade promove.

Este ano, a APS organizou um vasto conjunto de atividades, como sessões em escolas, unidades de saúde e autarquias, e ainda produziu e divulgou nacionalmente um vídeo de sensibilização que enfatizava que dormir mal causa várias doenças e terá consequências na qualidade de vida presente e futura. No próprio Dia Mundial do Sono, realizou-se uma iniciativa em Coimbra, em colaboração com o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC), com a entrega dos prémios do concurso "Dormir bem, envelhecer melhor", que estas entidades promoveram para as escolas de todo o país, e onde a Marionet apresentou a performance teatral “A máquina dos sonhos”, inspirada na Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono. A sessão terminou com um debate sobre a forma como os Livros das Grandes Religiões Proféticas sublinham a importância de dormir.

Serviço Nacional de Saúde – 40 Anos
Editorial | Jornal Médico
Serviço Nacional de Saúde – 40 Anos

Reler as origens do Serviço Nacional de Saúde ajuda a valorizar o presente e pode ser uma forma de aprender para investir no futuro com melhor fundamentação

Mais lidas