APDP escreve carta aberta a António Guterres
DATA
23/09/2019 11:50:40
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


APDP escreve carta aberta a António Guterres

Nas vésperas da realização da Assembleia Geral da ONU sobre Cobertura Universal de Saúde, a APDP escreveu uma carta aberta ao Secretário Geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, onde pede  “que atue como líder para colmatar as lacunas injustas e injustificáveis ​​entre promessas e progresso: as promessas à cobertura universal de saúde, ao acesso justo a cuidados de boa qualidade, aos cuidados de saúde adequadamente financiados para prevenir e gerir doenças e combater as suas causas.”

O presidente da APDP, José Manuel Boavida, afirma também que “está ao seu alcance evitar muitas mortes precoces, dor e tensão financeira infligida por doenças não transmissíveis em Portugal e, se estiver ao seu alcance, em outros países. Pedimos que implemente medidas testadas e comprovadas para melhorar o bem-estar e reduzir a mortalidade, de acordo com os compromissos para 2025 e 2030, para incluir a prevenção e o cuidado das doenças não transmissíveis nos benefícios da Cobertura Universal de Saúde, e garantir que ninguém seja empurrado para a pobreza por causa das suas necessidades de saúde. A Saúde para Todos está nas suas mãos.”

COVID e não-COVID: Investimentos para resolver novos e velhos problemas
Editorial | Rui Nogueira, Médico de Família e presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar
COVID e não-COVID: Investimentos para resolver novos e velhos problemas

Acertar procedimentos e aperfeiçoar métodos de trabalho. O estado de emergência terminou e o estado de calamidade passou, mas o problema de saúde mantem-se ativo. É urgente encontrar uma visão inovadora e adotar uma nova estratégia. As unidades de saúde precisam de encontrar respostas adequadas e seguras.

Mais lidas