Infarmed promove encontro com associações de doentes
DATA
26/09/2019 10:24:59
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Infarmed promove encontro com associações de doentes

Durante os dias 24 e 25 de setembro, o Infarmed recebeu representantes de Associações de Doentes, nomeadamente Convenção Nacional de Saúde, Mais Participação, Melhor Saúde e Plataforma Saúde em Diálogo.

O Infarmed, que tem desenvolvido um projeto de colaboração com Associações de Doentes (Projeto INCLUIR), aproveitou a ocasião para promover ainda mais o diálogo junto destes parceiros, que podem ajudar a percecionar as várias perspetivas dos doentes, enquanto utilizadores de tecnologias de saúde.

Os temas abordados foram o acesso a medicamentos inovadores, a gestão de indisponibilidade no circuito do medicamento, focando aspetos essenciais como os procedimentos vigentes, a legislação e proposta de regulamento (que está em consulta pública, no website do Infarmed, até ao próximo dia 27 de setembro), vias de acesso precoce a medicamentos em avaliação e tempos do processo de avaliação de tecnologias de saúde.

Parte importante destes encontros foi ainda a recolha de informação junto dos representantes das Associações de Doentes, acerca de novas estratégias de comunicação bilateral, assim como, a participação em processos do Infarmed, como a avaliação de tecnologias de saúde, entre outras.

Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro
Editorial | Conceição Outeirinho
Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro

O início da segunda década deste século, foram anos de testagem. Prova intensa, e avassaladora aos serviços de saúde e aos seus profissionais, determinada pelo contexto pandémico. As fragilidades do sistema de saúde revelaram-se de modo mais acentuado, mas por outro lado, deu a conhecer o nível de capacidade de resposta, nomeadamente dos seus profissionais.