Já foram entregues os prémios do concurso multimédia “Asma na Vida Real”
DATA
08/10/2019 11:21:28
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Já foram entregues os prémios do concurso multimédia “Asma na Vida Real”

Os prémios do concurso multimédia “Asma na Vida Real”, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Asmáticos (APA), com o apoio da GSK, tiveram como principal objetivo estimular a produção, exibição e apreciação de fotografia e vídeo sobre a Asma, no âmbito de uma estratégia de sensibilização da população sobre a problemática desta doença respiratória, com elevada prevalência nacional e mundial.

O concurso “Asma na Vida Real” decorreu entre 2 de janeiro e 30 de junho de 2019 e contou com mais de 25 candidaturas. O júri, composto pelo Presidente da APA, Mário Morais de Almeida, a Diretora Médica da GSK, Rosana Cajal, e o jornalista audiovisual da TVI, Tiago Nascimento, elegeu como vencedores desta primeira edição da iniciativa: Beatriz Rocha e Ana Lopes, alunas da Escola Profissional de Felgueiras, na categoria fotografia; e Maria do Carmo Cordeiro e Áurea Longo Gomes, Enfermeiras do ACES Loures-Odivelas, na categoria vídeo. Os prémios tiveram um valor global de 5.000€.

“Tudo o que possa ser feito para sensibilizar a sociedade relativamente aos enormes desafios que as patologias pulmonares representam, não apenas para os doentes e seus familiares, mas para todos nós, é de saudar e deve ser incentivado. Assim, foi uma honra para a GSK apoiar esta iniciativa da APA e receber o evento de entrega de prémios. Gostaria, ainda de deixar uma palavra de reconhecimento e gratidão à Associação Portuguesa de Asmáticos por todo o trabalho desenvolvido em prol dos doentes asmáticos, através da sensibilização dos principais atores do sistema de saúde, sejam as autoridades, a indústria e os próprios profissionais de saúde, para a importância de estabelecer canais de comunicação efetivos que permitam melhorar a qualidade de vida dos cerca de 1 milhão de asmáticos que se calcula existirem em Portugal”, afirmou a Diretora-Geral da GSK, Silvia Guichardo.

A mudança necessária
Editorial | Jornal Médico
A mudança necessária

Os últimos meses foram vividos por todos nós num contexto absolutamente anormal e inusitado.

Atravessamos tempos difíceis, onde a nossa resistência é colocada à prova em cada dia, realidade que é ainda mais vincada no caso dos médicos e restantes profissionais de saúde. Neste âmbito, os médicos de família merecem certamente uma palavra de especial apreço e reconhecimento, dado o papel absolutamente preponderante que têm vindo a desempenhar no combate à pandemia Covid-19: a esmagadora maioria dos doentes e casos suspeitos está connosco e é seguida por nós.

Mais lidas