EADV 2019: Bem-vindos ao Congresso das “primeiras vezes”
DATA
09/10/2019 11:17:25
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

EADV 2019: Bem-vindos ao Congresso das “primeiras vezes”

Arrancou hoje, em Madrid, a 28.ª edição do Congresso Europeu de Dermatologia e Venereologia, onde são esperados cerca de 13 mil participantes durante quatro dias de trabalhos, em torno do mote “A face moderna da Dermatologia”.

Na sua nota de boas-vindas, o presidente da European Association of Dermatology and Venereology (EADV), Carle Paul, convida todos os colegas da especialidade a rumarem à capital espanhola, para aquele que será o Congresso “das primeiras vezes”.

O EADV 2019 é, de acordo com o médico francês e professor do Departamento de Dermatologia do Hospital Universitário de Larrey (Toulouse), “o primeiro congresso da EADV com as chamadas Sessões Controversas, um modelo de debate inovador em que o que se pretende é “aprender coisas novas a partir das diferentes opiniões debatidas de forma saudável”. Neste âmbito, os tópicos em discussão vão desde corticosteroides tópicos ao tratamento farmacológico da acne, passando pelas doenças inflamatórias, antibioterapia de longo prazo, entre outros.

Será também a primeira vez na história do Congresso EADV que é levado a a cabo o EADV Nurse Day, um dia inteiro (12 de outubro) totalmente dedicado aos enfermeiros, profissionais de saúde “que estão verdadeiramente no coração da prestação de cuidados e cujo empenho e trabalho árduo merecem ser reconhecidos”, salienta a dermatologista francesa e presidente do Comité Científico do EADV 2019, Brigitte Dréno.

“A edição deste ano é a primeira após o recorde de participação batido em Paris, em 2018, com 13 mil participantes”, recorda Carle Paul, adiantando que no EADV 2019 “haverá a oportunidade para ouvir e partilhar conhecimento com mais de 700 speakers conceituados e mergulhar numa vasta panóplia de sessões científicas (cerca de 150) dedicadas ao estado da arte no tratamento das doenças dermatológicas e aos mais recentes desenvolvimentos em Dermatologia e Venereologia”.

É ainda a primeira vez que o Congresso da EADV se realiza num país do Sul da Europa, desde 2011, ano em que o evento teve lugar em Lisboa, lembra o especialista, convidando os congressistas a não descurarem os momentos de convívio e lazer e a aproveitarem a vibrante movida madrilena.

Redimensionar as listas de utentes e rever a Carreira Médica é um imperativo
Editorial | Jornal Médico
Redimensionar as listas de utentes e rever a Carreira Médica é um imperativo

A dimensão das listas de utentes e a Carreira Médica são duas áreas que vão exigir, nos próximos tempos, uma reflexão e ação por parte dos médicos de família.

Mais lidas