35.º Congresso Nacional de Pneumologia decorre sob o mote #aberturaàtransversalidade
DATA
18/10/2019 10:15:18
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


35.º Congresso Nacional de Pneumologia decorre sob o mote #aberturaàtransversalidade

Entre os próximos dias 7 e 9 de novembro, o Hotel EPIC SANA, em Albufeira, acolhe o 35.º Congresso de Pneumologia, que será também o 1.º Congresso Luso-PALOP da especialidade. Organizado pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), o evento terá este ano como lema a “abertura à transversalidade”, com a imagem do congresso a mostrar uns pulmões que são, simultaneamente, uma porta aberta. Este lema aparece em hashtag (#aberturaàtransversalidadedapneumologia), de forma a apelar, junto dos congressistas, a uma dinâmica que se pretende viva e de partilha nas redes sociais.

“Elevada mortalidade nas pneumonias: erro de codificação ou atraso no diagnóstico?”, “Asma: Perspetivas da terapêutica e sua administração” e “Envolvimento pulmonar nas doenças reumáticas sistémicas” são algumas das temáticas em destaque no programa científico daquela que é a maior reunião nacional dedicada à patologia respiratória.

No dia 10 de novembro decorrerão quatro cursos pós-congresso, cujas inscrições se encontram abertas.

Deixar cair com violência o que é desnecessário e aproveitar a oportunidade
Editorial | Rui Nogueira, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar
Deixar cair com violência o que é desnecessário e aproveitar a oportunidade

Assaltar o desnecessário. Rasgar a burocracia. Rejeitar o desperdício. Anular a perda de tempo. As aprendizagens da pandemia serão uma ótima oportunidade para acertar procedimentos e aperfeiçoar métodos de trabalho. O estado de emergência e o estado de calamidade ensinaram-nos muito! É necessário desconfinar o centro de saúde e reinventar o conceito com unidades de saúde aprendentes e inovadoras.

Mais lidas