“A Família e a Diabetes” no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra para comemorar mês de prevenção
DATA
04/11/2019 11:21:52
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


“A Família e a Diabetes” no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra para comemorar mês de prevenção

Começa hoje a exposição “A Família e a Diabetes”, no âmbito das iniciativas de «Coimbra-Novembro Mês da Diabetes». 

A exibição, cujo tema foi escolhido pela Federação Internacional da Diabetes para 2018 e 2019, irá decorrer até ao final do mês de novembro, no átrio do pólo Hospitais da Universidade de Coimbra, integrado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Com o intuito de alertar a comunidade em geral para esta patologia crónica e progressiva, a CHUC associa-se a este projeto através do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo. Nesse sentido, para além da exposição, no dia 16 de novembro, irá realizar-se o encontro “Unidos pela Bomba” no espaço do Auditório do Hospital Pediátrico, entre as 14h30 e 17h, com um momento de animação no final.

O encontro tem como objetivo sensibilizar para o impacto da diabetes na família e na rede de apoio de pessoas com diabetes e apostar na promoção do papel da família na gestão, cuidados, prevenção e educação da diabetes, através da partilha de testemunhos de um adulto, um jovem adulto, um adolescente portador de dispositivo de PSCI (Dispositivos de Perfusão Subcutânea Contínua de Insulina) e os pais de uma criança portadora de PSCI.

Em Portugal, estima-se que afete 13,3% da população com idades compreendidas entre os 20 e 79 anos, das quais 44% desconhecem ter a doença.

Com o Dia Mundial da Diabetes a ser celebrado a 14 de novembro, o mês ficará marcado pela distribuição de materiais educativos referentes à prevenção e cuidados melhorados em diabetes e pela colocação de 14 Mupis pela cidade de Coimbra e faixas alusivas junto às entradas principais exteriores do Hospitais da Universidade de Coimbra, Hospital Pediátrico e Hospital Geral. No dia 9 de novembro, irá ocorrer ainda uma atividade em colaboração com a equipa da Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol, em que crianças/jovens diabéticos irão entrar em campo no início de um jogo com t-shirts comemorativas do Dia Mundial da Diabetes.

800 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde
Editorial | Jornal Médico
800 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde

Se não os tivéssemos seria bem pior! O reforço do Programa Operacional da Saúde com 800 milhões de euros pode ser entendido como sinal político de valorização do setor da saúde. Será uma viragem na política restritiva? O Serviço Nacional de Saúde (SNS) de 40 anos precisa de cuidados intensivos! Há novos enquadramentos, novas responsabilidades, novas ideias e novas soluções. É urgente pensarmos na nova década com rigor e disponibilidade sincera.

Mais lidas