Concelho de Torres Vedras volta a acolher Semana da Diabetes
DATA
06/11/2019 17:42:58
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Concelho de Torres Vedras volta a acolher Semana da Diabetes

A Câmara Municipal de Torres Vedras, o Agrupamento de Centros de Saúde – Oeste Sul (Centro de Saúde de Torres Vedras), o Centro Hospitalar do Oeste (Unidade de Torres Vedras), através da sua Unidade Funcional Coordenadora da Diabetes e as farmácias do concelho de Torres Vedras vão assinalar o Dia Mundial da Diabetes, de 11 a 17 de novembro, com um programa de ações.

A Semana da Diabetes pretende aumentar a consciencialização da comunidade para esta doença e divulgar ferramentas para a sua prevenção. Para as pessoas que sofrem de diabetes, as ações visam difundir métodos para melhorar o conhecimento da mesma, de forma a compreender a doença e prevenir as suas complicações.

No dia 13 de novembro a Night Run – “Não à Diabetes” dará início às atividades, sendo que nos dias seguintes se irão realizar eventos de partilha de conhecimento e experiências como as “Conversas sobre a Diabetes” e “Viver a Diabetes na Família”. Estarão presentes médicos, enfermeiros, mas, não só, os doentes e as famílias também marcarão presença, cultivando o ambiente de partilha e entreajuda.

Atualmente cerca de 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de diabetes e 5 milhões morrem por ano devido a esta doença. Um em cada dois adultos com diabetes não está diagnosticado.

O Novo Livro Azul tem um passado e um futuro a defender e a promover num novo ciclo
Editorial | Jornal Médico
O Novo Livro Azul tem um passado e um futuro a defender e a promover num novo ciclo

O Novo Livro Azul da APMGF é um desejo e uma necessidade. Volvidos 30 anos é fácil constatar que todos os princípios e valores defendidos no Livro Azul se mantêm incrivelmente atuais, apesar da pertinência do rejuvenescimento que a passagem dos anos aconselha. É necessário pensar, idealizar e projetar a visão sobre os novos centros de saúde, tendo em conta a realidade atual e as exigências e necessidades sentidas no futuro que é já hoje. Estamos a iniciar um novo ciclo!

Mais lidas