Profissionais de saúde debatem o futuro da Oncologia em Portugal
DATA
20/11/2019 14:26:18
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Profissionais de saúde debatem o futuro da Oncologia em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) vai realizar o 16.º Congresso Nacional de Oncologia, entre 28 e 30 de novembro, no Centro de Congressos do Estoril.

Ao longo de três dias, mais de 600 profissionais de saúde vão discutir os importantes avanços no diagnóstico e tratamento das doenças oncológicas, sob o mote “uma visão sobre o futuro da Oncologia em Portugal – ciência, estrutura e decisão”. Nesta que é a reunião magna da oncologia serão apresentados pela primeira vez alguns dos projetos que estão a ser desenvolvidos pelos grupos de trabalho da SPO dedicados a áreas prioritárias em Oncologia: dados em oncologia, sobreviventes de cancro, cuidados de suporte e paliativos, tumores hereditários e prevenção.

Os participantes vão ainda poder assistir a sessões científicas em que se abordarão as mais recentes conquistas no combate ao cancro, quer ao nível do conhecimento da doença, quer no desenvolvimento de terapêuticas cada vez mais direcionadas, mas também políticas de saúde mais assertivas.

Destaque ainda para as sessões plenárias que irão debater os grandes “desafios da Oncologia na atualidade” e a importância da “literacia em Oncologia”.

O Congresso conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República.

 

 

DESconfinar sem DISconfinar: Um desafio para inovar e aproveitar a oportunidade
Editorial | Rui Nogueira, Médico de Família e presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar
DESconfinar sem DISconfinar: Um desafio para inovar e aproveitar a oportunidade
Depois de três meses de confinamento é necessário aceitarmos a prudência de DES”confinar sem DISconfinar. Não vamos querer “morrer na praia”! As aprendizagens da pandemia Covid-19 são uma ótima oportunidade para acertar procedimentos e aperfeiçoar métodos de trabalho. O estado de emergência e o estado de calamidade ensinaram-nos muito! É necessário desconfinar o centro de saúde com uma nova visão e reinventar o conceito com unidades de saúde aprendentes e inovadoras.

Mais lidas