UpHill promove curso prático em Sépsis e Antibioterapia
DATA
21/11/2019 10:25:55
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



UpHill promove curso prático em Sépsis e Antibioterapia

A UpHill, startup portuguesa que desenvolve software para análise da qualidade e treino avançado para hospitais, disponibiliza, a partir de hoje, um curso prático, online e gratuito, de abordagem à sépsis.

A iniciativa destina-se a médicos e outros profissionais de saúde e pretende assinalar a Semana Europeia do Antibiótico, que se comemora até ao próximo dia 24 de novembro.


Fundada em 2016 por três médicos, a UpHill aposta na formação continuada dos profissionais de saúde e pretende fazer chegar, de forma rápida e eficaz, as atualizações científicas aos hospitais. O curso prático em sépsis está disponível no UpSim, app desenhada pela startup portuguesa, que permite aos médicos simular casos clínicos reais e dá-lhes feedback personalizado sobre se as suas abordagens terapêuticas estão de acordo com a evidência científica mais atual.


O Head of Content da  UpHill, Sebastião Barros, explica que “no caso da sépsis, trata-se de uma inflamação sistémica que surge como resposta  a uma infeção grave e que está associada a morbilidade e letalidade elevada: a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a nível global, existam cerca de 30 milhões de casos anuais e cerca de seis milhões de mortes. Neste contexto, todas as ferramentas que possam contribuir para a atualização dos profissionais e permitam reagir rápida e eficazmente, são preponderantes. Foi por isso que desenvolvemos este curso em parceria com o Hospital da Luz Learning Health”.


O curso, composto por dois casos clínicos desenvolvidos em colaboração com o Hospital Luz Saúde, fica agora disponível para qualquer profissional de saúde, bastando, para isso, registar-se na plataforma da UpHill.
A Semana Mundial dos Antibióticos pretende sensibilizar profissionais de saúde e cidadãos para a utilização correta dos antibióticos, tendo em vista a diminuição da resistência antimicrobiana, tema que constitui um assunto central da agenda da Organização Mundial da Saúde.

Governação Clínica
Editorial | Joana Romeira Torres
Governação Clínica

O Serviço Nacional de Saúde em Portugal foi criado e cresceu numa matriz de gestão napoleónica, baseada numa forte regulamentação, hierarquização e subordinação ao poder executivo, tendo como objeto leis e regulamentos para reger a atividade de serviços públicos no geral, existindo ausência de regulamentação relativa à sua articulação com os serviços sociais e económicos.

Mais lidas