Ecos dos Congressos: As principais novidades do ano da dermatologia mundial
DATA
07/12/2019 09:42:00
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Ecos dos Congressos: As principais novidades do ano da dermatologia mundial

Para os dermatologistas portugueses que, durante 2019, não tiveram a oportunidade de marcar presença nas principais reuniões internacionais da especialidade, a SPDV preparou uma sessão especial neste XIX Congresso Nacional. Amanhã, pelas 9 horas, serão partilhados, entre outros “ecos”, as atualizações, guidelines, o estado de arte, a evidência e inovação, decorrentes dos AAD Washington, ESPD Dubrovnik, WCD Milão e EADV Madrid.

“Será como rever os golos, ou as melhores jogadas, depois de uma partida de futebol”. É desta for­ma que o secretário-geral da SPDV, Paulo Lama­rão, antevê a sessão Ecos dos Congressos, que irá moderar amanhã, pelas 9 horas, juntamente com Evelina Ruas.

No Porto, serão dadas a conhecer as principais mensagens dos grandes momentos de 2019 da Dermatologia mundial. Momentos esses, por ex­celência, formativos, que se pretende sejam parti­lhados, no XIX Congresso Nacional da especialida­de, nesse mesmo espírito de formação.

“Espero uma sessão muito participada em que alguns colegas, que tiveram recentemente opor­tunidade de assistir a congressos internacionais, possam partilhar as suas impressões acerca das conferências a que assistiram e que queiram des­tacar”, perspetiva Paulo Lamarão.

Neste sentido, Alexandra Azevedo estará respon­sável por trazer aos colegas portugueses o dina­mismo da Academia Americana de Dermatologia, plasmado no AAD Washington 2019, que decorreu de 1 a 5 de março.

A viagem do ESPD Dubrovnik 2019 até ao Porto será feita por Paula Maio, que partilhará os desta­ques da reunião major da Sociedade Europeia de Dermatologia Pediátrica, decorrida em maio.

Os ecos do WCD Milão 2019 – reunião que conta com 130 anos de história – chegarão ao XIX Con­gresso Nacional pela voz de Margarida Coelho e Joel Reis. O evento, decorrido em junho, teve como lema “Uma nova era para a Dermatologia Global” e apresentou uma miríade de temáticas candentes no âmbito da Dermatovenereologia.

Mais recentemente e mais perto, na vizinha Ma­drid, teve lugar a reunião magna dos dermatolo­gistas europeus. A 28.ª edição do Congresso Euro­peu de Dermatologia e Venereologia (EADV 2019), reuniu mais de 13 mil participantes durante qua­tro dias de trabalhos, em torno do mote “A face moderna da Dermatologia”. Mariana Esteves e Joa­na Calvão vão partilhar com os colegas portugue­ses as mensagens-chave do encontro, que teve na inovação o fio condutor de todas as intervenções.

800 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde
Editorial | Jornal Médico
800 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde

Se não os tivéssemos seria bem pior! O reforço do Programa Operacional da Saúde com 800 milhões de euros pode ser entendido como sinal político de valorização do setor da saúde. Será uma viragem na política restritiva? O Serviço Nacional de Saúde (SNS) de 40 anos precisa de cuidados intensivos! Há novos enquadramentos, novas responsabilidades, novas ideias e novas soluções. É urgente pensarmos na nova década com rigor e disponibilidade sincera.

Mais lidas