APIFARMA regista como muito positivo o reforço do investimento em Saúde e a adoção de um planeamento plurianual
DATA
12/12/2019 10:39:16
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


APIFARMA regista como muito positivo o reforço do investimento em Saúde e a adoção de um planeamento plurianual

A APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica regista com satisfação a aprovação em Conselho de Ministros da Resolução que se compromete com o reforço das verbas do orçamento da Saúde, a adoção de um planeamento plurianal para a Saúde e a redução do stock da dívida aos fornecedores do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Estas são condições importantes para oferecer os melhores cuidados de saúde aos cidadãos, mas também para promover uma gestão mais eficiente e um melhor planeamento e previsibilidade nas instituições do SNS. “A sua concretização coloca um ponto final na suborçamentação crónica da Saúde e representa um importante contributo para sustentabilidade do SNS”, afirma em comunicado a associação.

Para a APIFARMA, “não é possível gerir os hospitais – e a doença – sem as condições financeiras mínimas e num quadro de permanente suborçamentação. Confiamos que, quando efetivado, o conjunto de decisões políticas hoje anunciado contribuirá para que os doentes, os seus familiares e os portugueses se revejam com mais confiança nos cuidados públicos de saúde.”

800 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde
Editorial | Jornal Médico
800 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde

Se não os tivéssemos seria bem pior! O reforço do Programa Operacional da Saúde com 800 milhões de euros pode ser entendido como sinal político de valorização do setor da saúde. Será uma viragem na política restritiva? O Serviço Nacional de Saúde (SNS) de 40 anos precisa de cuidados intensivos! Há novos enquadramentos, novas responsabilidades, novas ideias e novas soluções. É urgente pensarmos na nova década com rigor e disponibilidade sincera.

Mais lidas