Instituto Virtual de Fibromialgia é a primeira ferramenta de intervenção clínica lançada ao serviço dos doentes
DATA
12/12/2019 15:20:06
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Instituto Virtual de Fibromialgia é a primeira ferramenta de intervenção clínica lançada ao serviço dos doentes

Existem 250 mil portugueses que vivem com dificuldades devido à fibromialgia, uma doença de diagnóstico difícil.

Devido à dificuldade que os doentes enfrentam no diagnóstico e a escassez de existência de uma resposta às suas necessidades, foi criado MyFibromyalgia, uma ferramenta clínica online para estes doentes, servida por profissionais de saúde especificamente treinados.

Desenvolvido pelo especialista que se dedicada há vários anos ao tratamento e investigação desta doença e conta com resultados notórios em muitos doentes, José António Pereira da Silva, este é um projeto diferenciador, no que diz respeito às soluções de alternativas de tratamento existentes para esta doença.

“O nosso compromisso é colocar a ciência ao serviço do doente, promovendo benefícios concretos. Queremos ser parceiros, presentes e confiáveis, na construção da Felicidade como caminho na luta pessoal contra a fibromialgia. Para isso MyFibromyalgia oferece uma variedade de instrumentos que procuram ajudar o doente a conhecer a melhor forma de diminuir o stress, aumentar o seu bem-estar e tranquilidade, promovendo a diminuição progressiva dos sintomas que potenciam a doença” afirma o diretor científico do MyFibromyalgia, José António Pereira da Silva.

O Instituto Virtual de Fibromialgia foi criado segundo as últimas guidelines e boas práticas europeias, baseadas em evidência científica, contando com conteúdos abrangentes e visualmente apelativos, com o propósito de melhorar a vida dos doentes. Contrariando a abordagem tradicional, MyFibromyalgia assume que é possível vencer a doença através da felicidade. Neste sentido a orientação terapêutica proposta é baseada na observação clínica e científica de que o stress, tipicamente associado a uma personalidade tensa e perfecionista, tem um papel decisivo no aparecimento e na evolução da doença.

Na plataforma é possível encontrar informação atual sobre fibromialgia, ferramentas de rastreio da doença, uma descrição dos serviços disponíveis e ainda o acesso a testemunhos reais de doentes. Através de uma subscrição, os doentes terão acesso a conteúdos exclusivos como um curso sobre o modelo de entendimento e tratamento da fibromialgia, recomendações ajustadas ao perfil de cada pessoa, aconselhamento individualizado através de consultas virtuais, um fórum de discussão e partilha e ainda vários instrumentos de uso autónomo para controlo da fibromialgia.

800 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde
Editorial | Jornal Médico
800 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde

Se não os tivéssemos seria bem pior! O reforço do Programa Operacional da Saúde com 800 milhões de euros pode ser entendido como sinal político de valorização do setor da saúde. Será uma viragem na política restritiva? O Serviço Nacional de Saúde (SNS) de 40 anos precisa de cuidados intensivos! Há novos enquadramentos, novas responsabilidades, novas ideias e novas soluções. É urgente pensarmos na nova década com rigor e disponibilidade sincera.

Mais lidas