Aplicação “MySNS Carteira" tem novas funcionalidades a partir de hoje
DATA
21/01/2020 18:02:54
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Aplicação “MySNS Carteira" tem novas funcionalidades a partir de hoje

A aplicação “MySNS Carteira”, que reúne informação de saúde de cada cidadão, dispõe a partir de hoje de um novo “menu de medições de saúde”, que inclui o cartão de passos e o cartão de glicémia.

Para assinalar os três anos do “MySNS Carteira – A Carteira eletrónica da Saúde”, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) lançaram hoje uma nova versão desta aplicação móvel (app), com uma nova imagem e mais funcionalidades.

“Com mais de 520 mil downloads registados a 20 de janeiro, a MySNS Carteira apresenta uma imagem mais apelativa e novas funcionalidades”, referem os SPMS em comunicado.

Esta aplicação móvel, “simples de utilizar e muito prática”, disponibiliza, a partir de agora, o novo “Menu Medições de Saúde”, que inclui o Cartão de Passos, com possibilidade de definição de objetivo específico por utilizador, e o Cartão de Glicémia com leitura e registo integrados com a Área do Cidadão, adiantam.

Atualmente, o cidadão já pode aceder, de forma segura, a seis cartões digitais de saúde, desde o Cartão de Vacinas (com tradução integral, via SNOMED CT), às Guias de Tratamento da Receita Sem Papel, Cartão ADSE, o Testamento Vital, Doenças Raras e o Cartão Alergias.

“Outra novidade passa por a aplicação deixar de bloquear durante os primeiros 30 segundos de inatividade, funcionalidade implementada nesta versão, a par dos parâmetros de acessibilidade com três esquemas de cores transversais”, salienta o comunicado enviado à Lusa.

Os Contactos de Emergência, a disponibilização de secção “Minha Área” com informação referente à identificação do utilizador autenticado - origem no Registo Nacional de Utente (RNU), a possibilidade de contacto com o SNS24, diretamente através da aplicação, constituem outras mais-valias para o cidadão, oferecidas por esta app que se baseia no conceito de carteira de bolso.

Inserida no Programa Simplex do Ministério da Saúde, a aplicação possibilita a gestão e autorização da partilha de informação com profissionais de saúde.

A nova versão, que permite uma “maior usabilidade, mais funcionalidades e melhor acesso a toda a informação de saúde”, facilita a vida do utente, aproximando os serviços de saúde aos portugueses.

Os utilizadores da aplicação deverão atualizá-la para aceder a todas as novas funcionalidades, aconselham os SPMS.

800 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde
Editorial | Jornal Médico
800 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde

Se não os tivéssemos seria bem pior! O reforço do Programa Operacional da Saúde com 800 milhões de euros pode ser entendido como sinal político de valorização do setor da saúde. Será uma viragem na política restritiva? O Serviço Nacional de Saúde (SNS) de 40 anos precisa de cuidados intensivos! Há novos enquadramentos, novas responsabilidades, novas ideias e novas soluções. É urgente pensarmos na nova década com rigor e disponibilidade sincera.

Mais lidas