×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 34880
Curso SPACV: Uma introdução à Angiologia e Cirurgia Vascular
DATA
23/01/2020 16:51:44
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Curso SPACV: Uma introdução à Angiologia e Cirurgia Vascular

Realizou-se, no passado dia 11 de janeiro, o Curso de Introdução à Angiologia e Cirurgia Vascular 2020, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular (SPACV).

O curso, realizado anualmente, tem como principal objetivo a receção e introdução dos novos internos do 1º ano de formação específica de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Divido em três sessões - história, enquadramento nacional e deontologia; diagnóstico e terapêutica e workshops técnicos – a formação pretendia assegurar o desenvolvimento das sessões, tendo por base a promoção e aquisição de novos conhecimentos e/ou consolidação de outros, pelos novos internos.

Na primeira sessão do dia, um dos principais objetivos da SPACV foi promover o conhecimento da história da especialidade a nível global e da contribuição portuguesa para o diagnóstico e tratamento das doenças vasculares.  Tendo isto em conta, foi apresentado o enquadramento da especialidade no país, assim como o programa de Internato e seus objetivos curriculares. A introdução ao léxico comum associado à patologia vascular e a discussão de aspetos deontológicos da prática clínica e da investigação científica foram outros dos temas discutidos na sessão de abertura.

No âmbito do diagnóstico e da terapêutica, a que se dedicou a segunda sessão do dia, o foco foi na introdução aos grandes grupos de patologia vascular, sua apresentação clínica, diagnóstico e terapêutica convencionais. Foram também discutidos os erros diagnósticos mais frequentes e as suas consequências.

Por sua vez, os workshops técnicos tiveram como objetivo principal a aquisição de conhecimentos básicos sobre os exames complementares diagnósticos mais utilizados – as suas vantagens, desvantagens e limitações.

A compreensão das ferramentas tecnológicas e a sua correta interpretação, a aquisição de conhecimentos sobre instrumentos cirúrgicos e os substitutos vasculares e material endovascular foram outros dos aspetos debatidos durante a tarde.  

Foi também promovido, durante a última sessão do dia, um primeiro contacto hands-on com as ferramentas diagnósticas mais utilizadas em Angiologia e Cirurgia Vascular, valorizando a aquisição de conhecimentos básicos sobre reconstrução arterial cirúrgica e navegação endovascular.

 

O novo normal e a nova realidade – que alterações provocadas pela pandemia vieram para ficar?
Editorial | Jornal Médico
O novo normal e a nova realidade – que alterações provocadas pela pandemia vieram para ficar?
Acertar procedimentos e aperfeiçoar métodos de trabalho. Encontrar uma nova visão e adotar uma nova estratégia útil na nossa prática clínica quotidiana. Valorizar as unidades de saúde por estarem a dar as respostas adequadas e seguras é o mínimo que se exige, mas é urgente e inevitável um plano de investimento nos centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde.

Mais lidas