×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 34880
Mensagem da LPCC no Dia Mundial da Luta Contra o Cancro foca prevenção e deteção precoce
DATA
04/02/2020 11:01:25
AUTOR
ETIQUETAS


Mensagem da LPCC no Dia Mundial da Luta Contra o Cancro foca prevenção e deteção precoce

Hoje é o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro. Para assinalar os 20 anos da efeméride, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) realça o papel da prevenção e deteção precoce do cancro com o objetivo de “mobilizar os portugueses a tomar uma atitude mais consciente ao nível do rastreio e do diagnóstico precoce como forma de salvar vidas”.

As palavras são do presidente da LPCC, Vítor Rodrigues, num dia em que se lança o desafio “a todos e a cada um individualmente”. Em comunicado, refere que o cancro é “cada vez mais uma doença crónica”, dado o aumento do número de casos oncológicos, com o crescente envelhecimento da população, a sobrevivência mais prolongada e a maior eficácia no diagnóstico precoce e na terapêutica.

Um em cada três cancros pode ser evitado pela redução de riscos comportamentais. Contudo, prevê-se que o número de novos casos seja cada vez maior. Segundo as estimativas do Globocan para 2018, Portugal registou 58.199 novos casos de cancro e 79 mortes diárias. As projeções para 2040 apontam para uma subida no número de novos casos, perfazendo 69.565, e na mortalidade em cerca de 31%.

Posto isto, a LPCC salienta como desafios o cumprimento dos direitos do doente oncológico e a necessidade de operacionalizar a figura do Cuidador Informal (Lei nº100/2019), da recente Lei de Bases da Saúde. A Liga argumenta que as necessidades do doente oncológico e dos cuidadores têm evoluído consoante o desenvolvimento da doença a nível das condições de acesso do doente ao diagnóstico e tratamento, bem como das de apoio ao cuidador durante o processo.

Adicionalmente, a LPCC sublinha o direito do doente oncológico a retomar, quando fora da fase aguda, a vida profissional e pessoal. Para exercer esse direito, o doente necessita de um “Atestado Médico de Incapacidade Multiuso”. Em comunicado lê-se que este documento deve ser “um verdadeiro ‘pontapé de saída’ para o desencadeamento do processo imediatamente a partir do estabelecimento do diagnóstico”, sem que a sua obtenção seja prejudicada por atrasos na marcação e concretização das juntas médicas.

O Dia Mundial da Luta Contra o Cancro destina-se a salvar vidas humanas, através da sensibilização e da educação. Representa uma tentativa de criar oportunidades para se falar de cancro, focando diversas temáticas relacionadas. Nesse sentido, a União Internacional de Controlo do Cancro (UICC), entidade promotora da iniciativa, propôs para o triénio 2019-2021 a campanha "Eu Sou e Eu Vou”, operacionalizada em Portugal pela LPCC, associada da UICC desde 1983.

O (Des)alento da Medicina Geral e Familiar no Serviço Nacional de Saúde
Editorial | Joana Torres
O (Des)alento da Medicina Geral e Familiar no Serviço Nacional de Saúde

A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.