2019-nCoV: OMS pede que se aprenda com factos e com ciência e não com medo ou rumores
DATA
06/02/2020 16:11:36
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


2019-nCoV: OMS pede que se aprenda com factos e com ciência e não com medo ou rumores

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) frisou hoje que o mundo precisa de aprender com os factos e com a ciência e não através do medo ou dos rumores para lidar com o surto do novo coronavírus detetado na China.

Numa conferência de imprensa que está a decorrer em Genebra e a ser transmitida online para todo o mundo, Tedros Adhanom Ghebreyesus deixou o alerta à comunidade internacional de que é necessário que seja a ciência a guiar as decisões e passos a dar quanto à nova epidemia.

“Aprendemos já muito sobre o vírus, o seu genoma, que se transmite de pessoa a pessoa e que terá maior risco para pessoas mais velhas e em condições de saúde mais frágeis. Mas há muito que não sabemos. Não sabemos a origem exata do surto e não conhecemos bem a sua transmissibilidade ou severidade”, disse o diretor-geral da OMS, que revelou que tem mantido contacto com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

A OMS entende que é ainda cedo para se perceber se já foi atingido o pico da epidemia e que também não se sabe quantos animais estarão envolvidos no início deste surto.

A organização apela a que os países invistam em prevenção e na deteção precoce de eventuais casos.

O Novo Livro Azul tem um passado e um futuro a defender e a promover num novo ciclo
Editorial | Jornal Médico
O Novo Livro Azul tem um passado e um futuro a defender e a promover num novo ciclo

O Novo Livro Azul da APMGF é um desejo e uma necessidade. Volvidos 30 anos é fácil constatar que todos os princípios e valores defendidos no Livro Azul se mantêm incrivelmente atuais, apesar da pertinência do rejuvenescimento que a passagem dos anos aconselha. É necessário pensar, idealizar e projetar a visão sobre os novos centros de saúde, tendo em conta a realidade atual e as exigências e necessidades sentidas no futuro que é já hoje. Estamos a iniciar um novo ciclo!

Mais lidas