Anestesiologia do São João obtém acreditação para ensino da especialidade
DATA
13/02/2020 15:10:12
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Anestesiologia do São João obtém acreditação para ensino da especialidade

O Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) obteve a “full acreditation” na sequência do “Hospital Visiting and Training Accreditation Programme”, promovido pela Sociedade Europeia de Anestesiologia (ESA).

Esta acreditação permite ao serviço realizar o ensino da especialidade a nível europeu, manter a organização da avaliação online (OLA-ESA), bem como manter a possibilidade de realizar o exame EDAIC (validação de competências europeia para a Anestesiologia e Cuidados Intensivos).

Esta distinção proporciona ainda ao serviço o ingresso na rede de programa de Intercâmbio dos internos de Anestesiologia e a adesão ao Committee for European Education in Anaesthesiology.

“É com muito orgulho e regozijo que o Serviço de Anestesiologia do CHUSJ vê reunidas as condições e a estrutura necessárias ao ensino da Anestesiologia, com excelência”, afirma o diretor do Serviço de Anestesiologia, Fernando Abelha.

 The Hospital Visiting and Training Accreditation Programme (HVTAP) é uma comissão conjunta da Sociedade Europeia de Anestesiologia (ESA) e do Conselho Europeu de Anestesiologia (EBA). O HVTAP visa melhorar e harmonizar o ensino da Anestesiologia em toda a Europa, garantindo que os centros acreditados tenham o mesmo nível de qualidade. Os centros acreditados, como centros de excelência, servirão de referência, podendo promover a intercâmbio de profissionais e estagiários, contribuindo para a qualidade futura dos cuidados de saúde agudos e peri operatórios na Europa.

O Novo Livro Azul tem um passado e um futuro a defender e a promover num novo ciclo
Editorial | Jornal Médico
O Novo Livro Azul tem um passado e um futuro a defender e a promover num novo ciclo

O Novo Livro Azul da APMGF é um desejo e uma necessidade. Volvidos 30 anos é fácil constatar que todos os princípios e valores defendidos no Livro Azul se mantêm incrivelmente atuais, apesar da pertinência do rejuvenescimento que a passagem dos anos aconselha. É necessário pensar, idealizar e projetar a visão sobre os novos centros de saúde, tendo em conta a realidade atual e as exigências e necessidades sentidas no futuro que é já hoje. Estamos a iniciar um novo ciclo!

Mais lidas