Hospital Lusíadas Lisboa prepara irmãos mais velhos para chegada de recém-nascidos
DATA
17/02/2020 14:46:30
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Hospital Lusíadas Lisboa prepara irmãos mais velhos para chegada de recém-nascidos

Todos os irmãos vão poder antecipadamente conhecer o percurso da mãe desde que entra no Hospital Lusíadas Lisboa até ao momento em que se encontram com o novo membro da família.

O projeto, que inclui uma visita centrada no papel do irmão mais velho e uma componente prática de preparação para a chegada do bebé, tem como grande pilar a redução da ansiedade dos futuros pais.

Esta visita, que se repete todos os meses, inclui a passagem pelo bloco de partos e pelo internamento de obstetrícia. Para além de dar a conhecer aos pais e crianças o espaço físico e algumas rotinas da Maternidade, são também utilizados os bonecos da preparação para o parto para ensinar a mudar a fralda, a vestir e despir o bebé, a dar colo, entre outros.

“Reduzir a ansiedade dos pais que já têm um ou mais filhos e incluir os irmãos mais velhos no importante momento que se avizinha para toda a família foi o ponto de partida para este projeto inovador. Com esta iniciativa, vamos tranquilizar os futuros pais e envolver as crianças no processo que antecede a chegada do irmão mais novo, preparando-os para o desafio que é ter um recém-nascido em casa. O projeto já arrancou com uma primeira sessão, que contou com a participação de 12 crianças, e foi um sucesso”, adianta o Enfermeiro Diretor do Hospital Lusíadas Lisboa, Bruno Matos.

No final de cada visita, todas as crianças são galardoadas com um diploma que lhes confere a aptidão para exercer o papel de irmão mais velho.

Doença Venosa

Isolamento social com apoio de proximidade e em segurança
Editorial | Jornal Médico
Isolamento social com apoio de proximidade e em segurança

O futuro tem hoje 5 dias! Inacreditável! Quem é que tem agenda para mais de 5 dias? A pandemia COVID-19 alterou profundamente a vida quotidiana, a prestação de cuidados de saúde e a organização dos serviços de saúde está totalmente alterada. O isolamento social é a orientação primordial de confrontação da pandemia. Mas é necessário promover o apoio de proximidade essencial e aprender a fazê-lo em segurança.

Mais lidas