×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 34880
Congresso médico-científico In4Med regressa com várias atividades para estudantes na área da saúde
DATA
24/02/2020 18:54:07
AUTOR
ETIQUETAS




Congresso médico-científico In4Med regressa com várias atividades para estudantes na área da saúde

A nona edição do Congresso In4Med irá decorrer no Convento de São Francisco, em Coimbra, de 27 a fevereiro a 1 de março. O evento anual, organizado exclusivamente por estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), terá como lema “Lighting the way, starting today”. O mote é justificado pela pertinência e necessidade de impelir o conhecimento e raciocínio clínico, bem como a de capacitar os participantes – estudantes na área da saúde – na valência humanística.  

Em foco estarão as áreas da Neurologia, Neurocirurgia, Pediatria, Cirurgia Pediátrica e Fetal, doenças mentais, Psiquiatria e medicina extrema em ambientes afastados do meio hospitalar. Entre os vários oradores médicos e cientistas – nacionais e internacionais –, destaca-se a presença confirmada do Nobel de Medicina ou Fisiologia de 2012, John Gurdon, e do fundador e diretor da World Extreme Medicine e de Across the Divide Expeditions, Mark Hannaford.

Ademais, o Congresso terá como tema de debate a “Gestação de Substituição”, sob diferentes perspetivas – legais e éticas. Haverá ainda espaço para uma vasta gama de workshops, pré-cursos, competições científicas e respetiva atribuição de prémios aos vencedores.

Desde técnicas cirúrgicas, até técnicas de comunicação com os doentes, de resposta a situação de emergência e de investigação, os workshops têm como objetivo a consolidação de conceitos teóricos através da sua materialização prática. Contemplados no conjunto “Ready. Set.Go!”, estão os pré-cursos, cerca de uma dezena, com aplicabilidade clínica.

Relativamente às competições, destaca-se o Scrub Up!, de simulação, o Post n’ Speak, de divulgação científica, e Doctor, Crack My Case!, de raciocínio clínico e trabalho em equipa (quizzes médicos interativos). A equipa vencedora do Scrub Up! terá ainda oportunidade de disputar a final nacional no Congresso da Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde para então se decidir quem irá representar Portugal na competição europeia em Milão.

A estudante do 4º ano da FMUC e coordenadora geral do projeto, Joana César, sublinha que a iniciativa deste ano “ambiciona guindar a excelência e passos firmes de outrora, pretendendo fomentar o contacto dos mais de 600 estudantes nacionais e internacionais de Medicina e outros cursos associados à saúde com áreas e temas menos abordados ao longo do percurso académico”. Como tal, advoga que o Congresso tem uma natureza complementar, quer para a “educação médica e outras áreas científicas”, quer para o “desenvolvimento pessoal”.

#sejamestrelas
Editorial | António Luz Pereira
#sejamestrelas

Ciclicamente as capas dos jornais são preenchidas com o número de novos médicos. Por instantes todos prestam atenção aos números. Sim, para muitos são apenas números. Para nós, são colegas que se decidiram pelo compromisso com os utentes nas mais diversas áreas. Por isso, queremos deixar a todos, mas especialmente aqueles que abraçaram este ano a melhor especialidade do Mundo uma mensagem: “Sejam Estrelas”.

Mais lidas