Ordem dos Farmacêuticos saúda conclusão da regulamentação da carreira dos farmacêuticos no SNS
DATA
26/02/2020 14:40:34
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Ordem dos Farmacêuticos saúda conclusão da regulamentação da carreira dos farmacêuticos no SNS

Foi publicado em Diário da República o Decreto-Lei n.º 6/2020, que conclui a regulamentação da carreira farmacêutica no Serviço Nacional de Saúde (SNS), através da criação da Residência Farmacêutica, o ´internato´ dos farmacêuticos nas unidades hospitalares do setor público, privado ou social, tendo em vista a sua especialização nas áreas da Farmácia Hospitalar, Análises Clínicas ou Genética Humana.

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) saúda a publicação de um diploma estruturante para toda a profissão, que define claramente o percurso formativo pós-graduado dos farmacêuticos no seu processo de especialização.

O diploma agora aprovado conclui um longo processo legislativo e uma reivindicação dos farmacêuticos portugueses com quase duas décadas. A OF não pode deixar de congratular o Governo pela vontade política desde sempre manifestada para reconhecer esta diferenciação profissional dos farmacêuticos.

O enquadramento legislativo está formalmente definido. Inicia-se agora um processo que levará à abertura de concursos para farmacêuticos residentes e consequente formação de mais farmacêuticos especialistas, num percurso que permitirá colmatar graves carências de recursos humanos nos serviços farmacêuticos hospitalares.

Doença Venosa

Isolamento social com apoio de proximidade e em segurança
Editorial | Jornal Médico
Isolamento social com apoio de proximidade e em segurança

O futuro tem hoje 5 dias! Inacreditável! Quem é que tem agenda para mais de 5 dias? A pandemia COVID-19 alterou profundamente a vida quotidiana, a prestação de cuidados de saúde e a organização dos serviços de saúde está totalmente alterada. O isolamento social é a orientação primordial de confrontação da pandemia. Mas é necessário promover o apoio de proximidade essencial e aprender a fazê-lo em segurança.

Mais lidas