Sérgio Manuel Vaz Barata a coordenar Gabinete de Segurança na Saúde

O subintendente da Polícia de Segurança Pública Sérgio Manuel Vaz Barata é o coordenador do Gabinete de Segurança para a Prevenção e o Combate à Violência contra os Profissionais de Saúde. O despacho de nomeação – Despacho nº 2738/2020 – foi publicado em Diário da República, na sexta-feira, dia 28 de fevereiro de 2020, estando já a produzir efeitos desde ontem.

Com o objetivo de avaliar e gerir as condições de segurança e fatores que potenciem fenómenos de violência contra profissionais de saúde, o Gabinete de Segurança foi criado após serem noticiados vários casos de agressões físicas a profissionais de saúde. O Despacho n.º 2102/2020, publicado no Diário da República a 13 de fevereiro de 2020, ditou então a sua criação por um mandato de três anos.

Como tal, o Gabinete de Segurança, a funcionar junto do Ministério da Saúde, está incumbido de realizar, a nível de segurança, um levantamento dos locais e características físicas por forma a detetar fatores de risco. A nova estrutura irá também aplicar medidas de segurança, no respeitante a instalações, equipamentos e estruturas nas unidades de saúde.

Após o primeiro triénio, será feita uma avaliação dos objetivos alcançados, visando uma integração em estrutura do Ministério da Saúde.

Isolamento social com apoio de proximidade e em segurança
Editorial | Jornal Médico
Isolamento social com apoio de proximidade e em segurança

O futuro tem hoje 5 dias! Inacreditável! Quem é que tem agenda para mais de 5 dias? A pandemia COVID-19 alterou profundamente a vida quotidiana, a prestação de cuidados de saúde e a organização dos serviços de saúde está totalmente alterada. O isolamento social é a orientação primordial de confrontação da pandemia. Mas é necessário promover o apoio de proximidade essencial e aprender a fazê-lo em segurança.

Mais lidas