Rede COESO já tem app para facilitar acesso a consultas de Oftalmologia
DATA
02/03/2020 12:28:19
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Rede COESO já tem app para facilitar acesso a consultas de Oftalmologia

A maior rede nacional de médicos oftalmologistas já tem uma aplicação para facilitar a obtenção de consultas de Oftalmologia. Criada pela Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) para reduzir listas de espera em oftalmologia, a rede COESO disponibiliza um conjunto de informações com o objetivo de dar resposta a vários problemas que afetam a classe dos médicos oftalmologistas e de contribuir para a melhoria dos cuidados de saúde primários em Oftalmologia.

Através da app gratuita, disponível para Android e iOS, é possível aceder ao perfil de vários médicos especialistas e verificar quais são os consultórios mais próximos da localidade ou do concelho em que o utente se encontra. Esta ferramenta, com informação sobre horários, preços e convenções, permite ainda realizar pedidos de marcação de consulta.

Em comunicado de imprensa, lê-se que a SPO, de olhos postos na defesa da saúde ocular dos portugueses”, pretende ainda fomentar o conhecimento e o esclarecimento da população quanto a problemas oculares. Como tal, adicionalmente, a aplicação disponibiliza artigos sobre saúde visual.

Argumentando que os grandes grupos hospitalares não estão interessados em investir em meios pequenos e que o Ministério da Saúde não tem recursos humanos ou financeiros para o fazer, a SPO acredita que a COESO pode “intervir positivamente” no problema da falta de acessibilidade a consultas de Oftalmologia dentro e fora do Serviço Nacional de Saúde em localidades mais remotas.

Ao ligar em rede os consultórios existentes e incentivando a abertura de novos consultórios por parte de médicos mais jovens em localidades mais remotas, a COESO espera marcar presença em todo o país. Como esclarece o presidente da SPO, Fernando Falcão Reis, “sem abdicar de critérios de razoabilidade económica, será possível melhorar significativamente a acessibilidade das populações, nomeadamente as que vivem em locais mais afastados dos grandes centros urbanos”.

O responsável sublinha ainda que esta aplicação, ao disponibilizar um diretório dos médicos oftalmologistas, garante aos utilizadores que o atendimento é feito por um “médico especialista”.

Isolamento social com apoio de proximidade e em segurança
Editorial | Jornal Médico
Isolamento social com apoio de proximidade e em segurança

O futuro tem hoje 5 dias! Inacreditável! Quem é que tem agenda para mais de 5 dias? A pandemia COVID-19 alterou profundamente a vida quotidiana, a prestação de cuidados de saúde e a organização dos serviços de saúde está totalmente alterada. O isolamento social é a orientação primordial de confrontação da pandemia. Mas é necessário promover o apoio de proximidade essencial e aprender a fazê-lo em segurança.

Mais lidas