Covid-19: Mais quatro casos confirmados em Portugal
DATA
06/03/2020 15:39:13
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Covid-19: Mais quatro casos confirmados em Portugal

A ministra da Saúde confirmou hoje a existência de quatro novos casos de infeção com o novo coronavírus em Portugal, três no norte do país e um em Lisboa, que elevam para 13 o total de infetados.

“Destes quatro novos casos, três são no Norte e têm ligação epidemiológica a casos anteriores” e a Itália, disse Marta Temido aos jornalistas após uma reunião dos ministros da Saúde da União Europeia (UE), em Bruxelas.

Marta Temido precisou que três destes casos estão a ser acompanhados no Centro Hospitalar de São João, no Porto, enquanto o outro é acompanhado no Centro Hospitalar de Lisboa Central.

“Continuamos com uma identificação da ligação epidemiológica dos casos […], o que nos permite identificar a existência de casos e nos permite ter confiança de não haver ainda transmissão livre na comunidade”, apontou a ministra da Saúde.

Com um total de 13 casos confirmados, Portugal mantém-se em “fase de contenção alargada”, referiu Marta Temido, indicando que não existe ainda um cenário de mitigação do surto, como já acontece em outros países da UE com mais casos.

Marta Temido apelou para uma “utilização criteriosa dos equipamentos de proteção individual”, notando que “não são todas as pessoas que precisam de máscaras”.

Em Portugal, segundo a ministra, existe uma quantidade de equipamentos que permite ao Governo estar “tranquilo”, tanto relativamente aos ‘stocks’ da reserva estratégica nacional, como a outros em instituições como a Cruz Vermelha Portuguesa.

“Mas não temos quantidades que nos permitam, nesta fase, partilhá-los” com outros países da UE, apontou.

Quanto à reunião de ministros da Saúde em Bruxelas, Marta Temido apontou que do encontro saiu “a preocupação de coordenação, de articulação e, sobretudo, a ativação de mecanismos que existem na UE para compras conjuntas, para programação conjunta”.

Mulher, autonomia e indicadores – uma história de retrocesso?
Editorial | Jornal Médico
Mulher, autonomia e indicadores – uma história de retrocesso?

O regime remuneratório das USF modelo B há muito que é tema para as mais diversas discussões, parecendo ser unânime a opinião de que necessita de uma revisão, inexistente de forma séria desde a sua implementação.