As candidaturas à 8ª edição do Prémio Maria José Nogueira Pinto estão já a decorrer. Até dia 12 de maio, os indivíduos podem submeter as suas candidaturas através do website oficial do prémio, onde também é possível consultar o regulamento.
À responsabilidade da MSD Portugal, que atribui dez mil euros anualmente ao vencedor, o Prémio Maria José Nogueira Pinto distingue os projetos inovadores de entidades que integram a economia social na área da responsabilidade social, em Portugal.
Também como forma de reconhecimento, é atribuído um prémio pecuniário de mil euros a cada uma das menções honrosas. Este serve de apoio e incentivo às instituições para continuarem o seu trabalho no seio da comunidade.
Até à data, foram apresentadas mais de 660 candidaturas e premiados 30 projetos. No ano passado, o vencedor foi o Projeto de Apoio Domiciliário à Demência (PADD), da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro, cujo objetivo era retardar a institucionalização dos doentes através do recurso à geolocalização para diagnosticar, acompanhar e monitorizar os casos de demência sinalizados na região.
O júri é presidido pela Maria de Belém Roseira e composto por mais seis elementos, sendo eles Anacoreta Correia, Clara Carneiro, Isabel Saraiva, Vítor Feytor Pinto, Jaime Nogueira Pinto e Pedro Marques, em representação da MSD Portugal.
A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.