Astellas Farma promove webinar para debater o presente e futuro da transplantação
DATA
17/03/2020 15:25:33
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Astellas Farma promove webinar para debater o presente e futuro da transplantação

No dia 18 de março, entre as 17h30 e as 19h00, a Astellas Farma organiza o Webinar “Conversas de Risco: Desafios e Oportunidades do doente transplantado” e convida os profissionais de saúde, ligados à área da transplantação, a participar nesta formação.

Sob a forma de Webinar, esta formação divide-se em três temas essenciais: a monitorização em fármacos de índice terapêutico estreito, os desafios no transplante de dador vivo e telemedicina em transplantação. Terá ainda um espaço de discussão e de perguntas e respostas, que permitirá a troca de ideias, entre os profissionais de saúde. Para assistir e participar no Webinar, os interessados podem registar-se gratuitamente no website do evento.

Com maior foco no transplante renal, o Webinar conta com a participação dos nefrologistas
Luís Rodrigues, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Leonídio Dias, do Centro Hospitalar Universitário do Porto, e André Weigert, do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, com a moderação da médica Alexandra Machado.

No que diz respeito ao tratamento do doente com medicamentos de Índice Terapêutico Estreito (NTI), a monitorização da terapêutica do fármaco será um tema de destaque. O transplante de dador vivo, que tem registado um aumento significativo nos últimos anos, e o seguimento do doente pós-transplante, devido à distância entre o local de residência e o centro de referência, são outros dos desafios a debater nesta formação.

“O desenvolvimento deste Webinar representa o nosso compromisso na formação médica contínua, apostando nas novas tecnologias. É ainda uma forma de promover a partilha de experiências clínicas e de boas práticas entre vários profissionais de saúde”, destaca o Head of Medical Affairs da Astellas Farma, Filipe Ribeiro.

No final do curso, será concedido um certificado de conclusão aos formandos que completem o Webinar.      

As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas até dia 17 de março. Depois de realizada e validada a inscrição, os inscritos receberão um e-mail com o link para acederem ao Webinar, que deverá ser visualizado num local em que o conteúdo não seja visível nem audível por pessoas que não sejam profissionais de saúde.

 

Urgências no SNS – só empurrar o problema não o resolve
Editorial | Gil Correia
Urgências no SNS – só empurrar o problema não o resolve

É quase esquizofrénico no mesmo mês em que se discute a carência de Médicos de Família no SNS empurrar, por decreto, os doentes que recorrem aos Serviços de Urgência (SU) hospitalares para os Centros de Saúde. A resolução do problema das urgências em Portugal passa necessariamente pelo repensar do sistema, do acesso e de formas inteligentes e eficientes de garantir os cuidados na medida e tempo de quem deles necessita. Os Cuidados de Saúde Primários têm aqui, naturalmente, um papel fundamental.