×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 34880
Covid-19: Doentes com sintomas ligeiros a moderados irão ser seguidos em domicílio
DATA
19/03/2020 17:04:38
AUTOR
ETIQUETAS


Covid-19: Doentes com sintomas ligeiros a moderados irão ser seguidos em domicílio

A Diretora-Geral da Saúde anunciou hoje que os indivíduos que apresentam sintomas ligeiros ou moderados passarão a ser seguidos em casa.

O novo modelo de atendimento aos casos suspeitos no surto de Covid-19 foi anunciado por Graça Freitas, em conferência de imprensa, em Lisboa. “Gradualmente, vamos passar de apenas hospitais de referência, em que toda a gente passa por um hospital, para um outro modelo de atendimento”, declarou a responsável.

Desse modo, fica estabelecido que a maior parte das pessoas, que terá sintomas ligeiros e moderados, deverá ligar para o SNS24 e ser seguida no domicílio, “o que já acontece com a maioria destes doentes à data”, esclareceu. Graça Freitas adicionou ainda que os doentes terão acompanhamento pelos respetivos médicos de família, enfermeiros ou outros profissionais de saúde.

Assim, as pessoas que sejam avaliadas como de baixo risco na triagem, irão ser encaminhas para casa e acompanhadas nesse contexto.

A representante da DGS afirmou que a decisão decorre da subida da curva da epidemia, mas deixa uma “palavra de tranquilidade” aos portugueses, reforçando que a maior parte dos doentes vai poder recuperar da doença no domicílio.

Vamos confiar neste mecanismo, certo de que se algumas destas pessoas agravar os sintomas, obviamente, sairá do seu domicílio e irá para um serviço de saúde”, ressalvou.

Graça Freitas adiantou também que irá ser publicada uma norma para profissionais de saúde para orientar o contacto com doentes consoante o grau de exposição a risco a que cada profissional deste setor está sujeito. O objetivo é “proteger os profissionais de saúde” e impedir que contagiem outros doentes, gerindo os recursos “em função destas questões”.

Embora não estejam em ambiente hospitalar, a representante avançou que os doentes terão acesso posterior a testes para confirmar se estão curados.

O (Des)alento da Medicina Geral e Familiar no Serviço Nacional de Saúde
Editorial | Joana Torres
O (Des)alento da Medicina Geral e Familiar no Serviço Nacional de Saúde

A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.