×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 34880
Covid-19: São João permite acesso remoto à informação clínica facilitando apoio de médicos em quarentena
DATA
19/03/2020 17:08:56
AUTOR
ETIQUETAS



Covid-19: São João permite acesso remoto à informação clínica facilitando apoio de médicos em quarentena

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) flexibilizou os meios de acesso remoto às suas plataformas digitais de gestão de informação clínica, por forma a garantir e reforçar uma resposta mais integrada do ponto de vista clínico.

O objetivo é dar a possibilidade de os médicos fazerem uso, sempre que necessário, de meios tecnológicos para continuarem no exercício da prestação de cuidados num ambiente seguro, para os utentes e colaboradores, nesta fase particularmente exigente.

Por outro lado, foi alargado o plafond dos telemóveis de uso na instituição, para que os médicos possam fazer telefonemas para os seus doentes, utilizando os equipamentos e a rede da instituição.

Desse modo, os profissionais poderão, assim, realizar tarefas remotamente, tais como consultas não-presenciais por telefone, relatos de exames (por exemplo Radiologia e Neurorradiologia). Adicionalmente, irá possibilitar aos médicos que se encontrem em período de quarentena apoiar, à distância, os colegas na prestação de cuidados.

Estes profissionais poderão fazer uso de acesso remoto para aceder à informação clínica do CHUSJ, sendo que é disponibilizado um tutorial de apoio técnico, criado pelo respetivo Serviço de Sistemas e Tecnologias da Informação e Comunicação.

De forma simples e prática, poderão realizar teletrabalho, monitorizar os seus doentes, realizar consultas não presenciais, prescrever fármacos de forma desmaterializada e, como tal, contribuir ativamente para o apoio dos doentes crónicos e dos mais vulneráveis.

A "hiperventilação" dos Cuidados de Saúde Primários
Editorial | Joana Romeira Torres
A "hiperventilação" dos Cuidados de Saúde Primários
A Organização Mundial de Saúde alude que os Cuidados de Saúde Primários (CSP) são cruciais para a obtenção de promoção da saúde a nível global. Neste sentido, a Organização Mundial dos Médicos de Família (WONCA) tem estabelecido estratégias que têm permitido marcar posição dos mesmos na comunidade médica geral.

Mais lidas