O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) flexibilizou os meios de acesso remoto às suas plataformas digitais de gestão de informação clínica, por forma a garantir e reforçar uma resposta mais integrada do ponto de vista clínico.
O objetivo é dar a possibilidade de os médicos fazerem uso, sempre que necessário, de meios tecnológicos para continuarem no exercício da prestação de cuidados num ambiente seguro, para os utentes e colaboradores, nesta fase particularmente exigente.
Por outro lado, foi alargado o plafond dos telemóveis de uso na instituição, para que os médicos possam fazer telefonemas para os seus doentes, utilizando os equipamentos e a rede da instituição.
Desse modo, os profissionais poderão, assim, realizar tarefas remotamente, tais como consultas não-presenciais por telefone, relatos de exames (por exemplo Radiologia e Neurorradiologia). Adicionalmente, irá possibilitar aos médicos que se encontrem em período de quarentena apoiar, à distância, os colegas na prestação de cuidados.
Estes profissionais poderão fazer uso de acesso remoto para aceder à informação clínica do CHUSJ, sendo que é disponibilizado um tutorial de apoio técnico, criado pelo respetivo Serviço de Sistemas e Tecnologias da Informação e Comunicação.
De forma simples e prática, poderão realizar teletrabalho, monitorizar os seus doentes, realizar consultas não presenciais, prescrever fármacos de forma desmaterializada e, como tal, contribuir ativamente para o apoio dos doentes crónicos e dos mais vulneráveis.
A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.