Covid-19: Campanha de vacinação da raiva suspensa temporariamente
DATA
30/03/2020 12:27:13
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Covid-19: Campanha de vacinação da raiva suspensa temporariamente

A Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica de 2020 foi temporariamente suspensa devido à Covid-19, segundo um despacho do diretor-geral de Alimentação e Veterinária hoje publicado em Diário da República.

“De forma a não propiciar a ocorrência de ajuntamentos de pessoas, a campanha de vacinação antirrábica, de controlo e vigilância de outras zoonoses para cães, estabelecida para o ano de 2020 (…) encontra-se suspensa temporariamente até à publicação de novo despacho que determine o seu reinício”, é referido.

O despacho, assinado pelo diretor-geral da Alimentação e Veterinária, Fernando Bernardo, está em vigor desde o dia 25 de março.

A raiva é uma doença contagiosa de elevada mortalidade que se transmite ao homem sobretudo através da mordedura dos cães doentes.

Portugal possui, desde há largos anos, o estatuto de indemnidade relativamente à raiva animal, tendo sido registado em 1960 o último caso de raiva autóctone em canídeo.

Com o objetivo de manter este estatuto, foram sendo criados ao longo do tempo diversos instrumentos legais que permitiram desenvolver e adotar as medidas de profilaxia e de polícia sanitária necessárias, nomeadamente a determinação de uma campanha anual de vacinação antirrábica obrigatória.

Deixar cair com violência o que é desnecessário e aproveitar a oportunidade
Editorial | Rui Nogueira, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar
Deixar cair com violência o que é desnecessário e aproveitar a oportunidade

Assaltar o desnecessário. Rasgar a burocracia. Rejeitar o desperdício. Anular a perda de tempo. As aprendizagens da pandemia serão uma ótima oportunidade para acertar procedimentos e aperfeiçoar métodos de trabalho. O estado de emergência e o estado de calamidade ensinaram-nos muito! É necessário desconfinar o centro de saúde e reinventar o conceito com unidades de saúde aprendentes e inovadoras.

Mais lidas