#EstamosJuntos: Profissionais de Saúde comemoram Dia Mundial da Saúde
DATA
07/04/2020 16:48:35
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

#EstamosJuntos: Profissionais de Saúde comemoram Dia Mundial da Saúde

A propósito do Dia Mundial da Saúde, que se assinala hoje, várias entidades que representam os profissionais de saúde em Portugal juntam-se esta noite, às 21h30, para um webinar sob o mote #EstamosJuntos.

Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos; Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros; Ema Paulino, representante da Ordem dos Farmacêuticos; Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas; Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas; Jorge Cid, bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários; Melissa Cravo, representante do Fórum das Tecnologias da Saúde e Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, são alguns dos participantes da conferência virtual.

Este ano, as comemorações ficam marcadas pelo combate à pandemia do Covid-19, pelo que os representantes das várias profissões do setor em Portugal vão reunir-se numa iniciativa conjunta.

A iniciativa é organizada pela Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, no contexto do projeto COVID19PT-CIÊNCIA, em parceria com a startup UpHill, que reconhece o trabalho inquestionável e incansável dos profissionais de saúde chamados à linha da frente. No final, haverá um momento musical com o pianista Nuno Marques, e de seguida, os oradores desafiam os participantes a juntar-se num aplauso a todos os que enfrentam esta ameaça, profissionais e cidadãos.

A participação é aberta a profissionais de saúde e população em geral, através deste link:  https://uphillhealth.com/webinars

Deixar cair com violência o que é desnecessário e aproveitar a oportunidade
Editorial | Rui Nogueira, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar
Deixar cair com violência o que é desnecessário e aproveitar a oportunidade

Assaltar o desnecessário. Rasgar a burocracia. Rejeitar o desperdício. Anular a perda de tempo. As aprendizagens da pandemia serão uma ótima oportunidade para acertar procedimentos e aperfeiçoar métodos de trabalho. O estado de emergência e o estado de calamidade ensinaram-nos muito! É necessário desconfinar o centro de saúde e reinventar o conceito com unidades de saúde aprendentes e inovadoras.

Mais lidas