Covid-19: Governo garante que testes de biologia molecular são fiáveis
DATA
21/04/2020 11:37:17
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Covid-19: Governo garante que testes de biologia molecular são fiáveis

O secretário de Estado da Saúde assegura que os cinco mil testes de biologia molecular para deteção da Covid-19 – que permitem resultados em cerca de 45 minutos a uma hora –, estão validados pelo Infarmed e são fiáveis.

António Lacerda Sales diz tratar-se de “testes fiáveis”, salientando que “é importante que se perceba que não têm nada a ver com os testes que vulgarmente se designam por testes rápidos”.

Explica ainda que os testes da GeneXpert utilizam a tecnologia PCR e o mesmo tipo de colheita dos testes que estão a ser utilizados, mas “são mais rápidos”, porque permitem resultados em cerca de 45 minutos a uma hora.

A previsão é que cheguem esta semana, sendo depois distribuídos de acordo com o critério da farmacêutica que detém estes testes, que terá em consideração as necessidades, nomeadamente de hospitais onde não haja outras alternativas.

Para o secretário de Estado da Saúde, estes testes devem ser efetuados em situações de emergência ou, por exemplo, em situações de pré-cirurgia, de grávidas ou “noutras situações hospitalares que tenham a ver com situações de maior urgência até porque são em número relativamente limitado para já”.

A propósito desta temática, defende que as autoridades de saúde estão a “testar cada vez mais” e, neste momento, Portugal é dos países que “mais testa a nível europeu e isso é uma mensagem de reforço e um bom indicador” para o País.

Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro
Editorial | Conceição Outeirinho
Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro

O início da segunda década deste século, foram anos de testagem. Prova intensa, e avassaladora aos serviços de saúde e aos seus profissionais, determinada pelo contexto pandémico. As fragilidades do sistema de saúde revelaram-se de modo mais acentuado, mas por outro lado, deu a conhecer o nível de capacidade de resposta, nomeadamente dos seus profissionais.