Covid-19: Chegada de mais equipamentos de proteção permite stock estável
DATA
11/05/2020 15:04:27
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Covid-19: Chegada de mais equipamentos de proteção permite stock estável

Esta semana, deverão chegar dois milhões de máscaras cirúrgicas e 1,7 milhões de respiradores FFP2 e FFP3, garantindo a “estabilidade de renovação do stock" de equipamentos de proteção contra a Covid-19. O anúncio foi feito, hoje, pelo secretário de Estado da Saúde.

Segundo António Lacerda Sales, Portugal tem previsto que continuem a chegar com regularidade equipamentos de proteção individuais do mercado externo e interno.

Quanto aos testes de diagnóstico, o governante anunciou que desde 1 de março foram realizados cerca 547 mil testes à Covid-19 e que “de 1 a 10 de maio já foram efetuados mais testes do que todo o mês de março, numa média total de 13.100 testes por dia”.

“Estes indicadores são importantes, porque quanto mais testamos mais sabemos sobre a realidade epidemiológica do País e temos feito o esforço, que vamos prosseguir”, sustentou.

Para Lacerda Sales, uma semana após ter começado o desconfinamento parcial das pessoas “não é tempo ainda de fazer balanços”.

“O pais está há uma semana em processo de desconfinamento, mas este não é ainda o tempo para balanço, mas para continuar este caminho. Esta não é uma corrida curta e rápida, é uma maratona longa, por vezes com obstáculos, que procuramos vencer sempre com decisões sustentadas na melhor evidência científica em cada momento, equilibrando decisões entre as melhores práticas sanitárias e a viabilidade da sua aplicação”, acrescentou.

Na mesma conferência de imprensa, o secretário de Estado da Saúde garantiu ainda que a taxa de ocupação dos cuidados intensivos com pessoas infetadas com Covid-19 está estável, referindo que, “neste momento, a ocupação é de 53% nas unidades de cuidados intensivos para adultos”.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção Geral da Saúde (DGS), há 112 pessoas nos cuidados intensivos, o que representa em termos percentuais 0,2% do total de 805 pessoas internadas devido à Covid-19 (2,9% da totalidade de casos infetados).

Lacerda Sales disse ainda que a taxa de letalidade global é de 4,1%.

A "hiperventilação" dos Cuidados de Saúde Primários
Editorial | Joana Romeira Torres
A "hiperventilação" dos Cuidados de Saúde Primários
A Organização Mundial de Saúde alude que os Cuidados de Saúde Primários (CSP) são cruciais para a obtenção de promoção da saúde a nível global. Neste sentido, a Organização Mundial dos Médicos de Família (WONCA) tem estabelecido estratégias que têm permitido marcar posição dos mesmos na comunidade médica geral.

Mais lidas