Profissionais de saúde podem voltar a gozar férias
DATA
12/05/2020 15:32:30
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Profissionais de saúde podem voltar a gozar férias

Os profissionais de saúde podem voltar a gozar férias, já que o Governo decidiu revogar o despacho que restringia esse direito devido à pandemia de Covid-19, anunciou hoje o secretário de estado da Saúde.

“Está novamente autorizado o gozo de férias pelos profissionais de saúde, desde que seja acautelado o normal funcionamento do serviço, tendo em conta a necessidade de manutenção da prontidão de resposta a um eventual aumento de incidência de Covid-19 em Portugal”, referiu António Lacerda Sales, durante a conferencia de imprensa de atualização de informação relativa à infeção pelo novo coronavírus.

Acrescentou ainda que o Ministério da Saúde está consciente de que é preciso “devolver alguma normalidade” à vida dos profissionais de saúde”, o que levou à revogação do despacho de 15 de março, que restringia o gozo de férias, “de forma a que não fosse posta a prestação de cuidados de saúde, durante a pandemia”.

Crónicas de uma pandemia anunciada
Editorial | Jornal Médico
Crónicas de uma pandemia anunciada

Era 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde declarou o estado de Pandemia por COVID-19 e a organização dos serviços saúde, como conhecíamos até então, mudou. Reorganizaram-se serviços, redefiniram-se prioridades, com um fim comum: combater o SARS-CoV-2 e evitar o colapso do Serviço Nacional de Saúde, que, sem pandemia, já vivia em constante sobrecarga.

Mais lidas