Agendada para a próxima quinta-feira, dia 21 de maio, às 21 horas, esta conversa digital conta com o apoio da LEO Pharma e com a participação de especialistas de Dermatologia e MGF, que procurarão identificar os desafios sentidos diariamente na abordagem dos doentes com psoríase e partilhar estratégias para adaptar as melhores práticas à realidade que vivemos atualmente.
No atual contexto de pandemia, em que a prestação de cuidados de saúde está essencialmente direcionada para a abordagem da Covid-19, os doentes crónicos – grupo em que se incluem as pessoas com psoríase – continuam a apresentar necessidades que urgem ser respondidas.
Com receio da infeção pelo SARS-CoV-2, muitos destes doentes estão a evitar ir às consultas, urgências e até mesmo à farmácia, ao mesmo tempo que tendem a desvalorizar os problemas do foro dermatológico, devido ao confinamento social. De acordo com dados do Barómetro Covid-19 – um estudo que está a ser levado a cabo pela Escola Nacional de Saúde Pública – as consultas de Dermatologia estão mesmo no top 3 das especialidades médicas com mais desmarcações, quer por iniciativa do doente, quer por parte do serviço de saúde.
Nesta conversa virtual, com a duração de aproximadamente uma hora, os especialistas em Dermatologia Tiago Torres e Paulo Ferreira terão a companhia do especialista em MGF Rui Cernadas num debate sobre formas de abordar e gerir em conjunto os doentes com psoríase.
De salientar que este será o primeiro de um conjunto de três webinars com o apoio da LEO Pharma dedicados à Dermatologia. Para além da psoríase, as outras temáticas em foco serão a dermatite atópica/eczema e o papel do farmacêutico no acompanhamento destes doentes.
A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.