Paulo Ferreira: “É necessário informar sobre a doença [psoriática]”
DATA
25/05/2020 10:43:20
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Paulo Ferreira: “É necessário informar sobre a doença [psoriática]”

Partindo da estimativa de que existem 200 a 250 mil doentes psoriáticos, em Portugal, o dermatologista e consultor científico Paulo Ferreira acrescenta que apenas cerca de 100 a 120 mil se encontram em acompanhamento médico, estando a maioria “subdiagnosticada e subtratada”.

Num webinar promovido pelo Jornal Médico, com o apoio da Leo Pharma, que teve como tema central a “Abordagem do doente com psoríase pela Medicina Geral e Familiar e a sua gestão partilhada com a Dermatologia”, o especialista referiu que fatores como a vergonha, o preconceito, o desconhecimento e os possíveis problemas de acesso à consulta levam a que muitos doentes não mencionem os seus problemas de pele, o que levanta um desafio aos médicos: serem “proativos, assertivos e eficientes” a levar esses doentes para o seu âmbito.
Neste sentido, salientou ainda as necessidades de informar sobre a doença, de “ir buscar” os doentes subdiagnosticados e subtratados, e de melhorar a referenciação.
Assista aos destaques da sua intervenção, aqui:

You've got mail! - quando um aumento da acessibilidade não significa melhoria da acessibilidade
Editorial | António Luz Pereira, Direção da APMGF
You've got mail! - quando um aumento da acessibilidade não significa melhoria da acessibilidade

No ano de 2021, foram realizadas 36 milhões de consultas médicas nos cuidados de saúde primários, mais 10,7% do que em 2020 e mais 14,2% do que em 2019. Ou seja, aproximadamente, a cada segundo foi realizada uma consulta médica.