Prémio Healthcare Excellence apresenta edição especial Covid-19

Distinguir projetos nacionais desenvolvidos no âmbito da resposta à pandemia da Covid-19 é o objetivo da sétima edição do Prémio Healthcare Excellence, promovido pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH),em parceria com a biofarmacêutica AbbVie.

As candidaturas estão abertas e podem ser submetidas até dia 30 de julho, por organizações públicas, sociais e privadas, direcionadas para a melhoria da qualidade na prestação de cuidados.

De acordo com a organização, podem candidatar-se ao prémio equipas de profissionais de saúde e outros profissionais cujos projetos tenham sido desenvolvidos e implementados no ano de 2020 e que tenham resultado “numa melhoria da qualidade dos serviços prestados aos utentes, com melhoria da segurança, eficiência e resultados obtidos nos cuidados de saúde”.

Pela primeira vez, além de instituições prestadoras de cuidados de saúde, a iniciativa prevê também a participação de organizações públicas, sociais e privadas, com projetos na área da saúde.

Sobre esta edição do Healthcare Excellence, o presidente da APAH, Alexandre Lourenço, comenta: “Porque a resposta à pandemia começa na ciência, no multilateralismo e na solidariedade, o combate tem-se feito em várias frentes. Mais do que nunca, tem sido fundamental unir os esforços das diferentes partes, envolvendo as instituições e profissionais de saúde, que têm feito um trabalho notável, e outras organizações direcionadas para a saúde”.

Acrescenta ainda que esta é a forma da associação agradecer a tofas as equipas que têm lutado na linha da frente contra a Covid-19 e reconhecer o seu trabalho.

As candidaturas ao prémio são formalizadas “mediante a apresentação de uma descrição resumida do projeto, que permita compreender e evidenciar o seu contributo, submetida para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.”, explica a APAH.

Serão, depois, avaliadas por um júri independente, que integra quatro profissionais de reconhecido mérito na área da saúde, a quem caberá a seleção dos melhores projetos.

Os projetos selecionados serão apresentados e defendidos pelos autores em sessão pública online a realizar no dia 21 de outubro, durante a qual será eleito o vencedor do Prémio Healthcare Excellence – Edição especial Covid-19, sendo-lhe atribuído um prémio no valor de 5.000 euros.

O regulamento do prémio está disponível no site da APAH.

DESconfinar sem DISconfinar: Um desafio para inovar e aproveitar a oportunidade
Editorial | Rui Nogueira, Médico de Família e presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar
DESconfinar sem DISconfinar: Um desafio para inovar e aproveitar a oportunidade
Depois de três meses de confinamento é necessário aceitarmos a prudência de DES”confinar sem DISconfinar. Não vamos querer “morrer na praia”! As aprendizagens da pandemia Covid-19 são uma ótima oportunidade para acertar procedimentos e aperfeiçoar métodos de trabalho. O estado de emergência e o estado de calamidade ensinaram-nos muito! É necessário desconfinar o centro de saúde com uma nova visão e reinventar o conceito com unidades de saúde aprendentes e inovadoras.

Mais lidas