Especialistas vão abordar cancro do pulmão em webinar promovido pela MSD
DATA
26/06/2020 11:26:35
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Especialistas vão abordar cancro do pulmão em webinar promovido pela MSD

O cancro do pulmão é o tema central do webinar promovido pela MSD e agendado para dia 3 de julho, no qual vão estar presentes o médico especialista em Oncologia Calles Blanco, e as pneumologistas Encarnação Teixeira e Ana Barroso.

“Immunotherapy plus Chemotherapy in 1st Line Treatment – Sharing Clinical Experience in Non-Small Cell Lung Cancer Treatment” é o nome da conferência digital, que tem início marcado para as 19:00 da próxima sexta-feira.

Antonio Calles Blanco, do Hospital General Universitario Gregorio Marañón, e Encarnação Teixeira, do Centro Hospitalar Lisboa Norte, Hospital Pulido Valente, vão receber os participantes com a sessão “Clinical Cases: Immunotherapy plus chemotherapy in 1st line treatment”, focada na análise de casos clínicos que mostram a introdução e utilização destes tratamentos na prática clínica.

O encerramento do webinar está entregue a Ana Barroso, do Centro Hospitalar Vila Nova Gaia/Espinho, que se juntará ao painel, às 19:40, para apresentar o tema “O que fazer a partir de amanhã na minha consulta?”.

A MSD recorda que o conhecimento científico na área da imuno-oncologia tem “evoluído muito nos últimos anos”, e que foram aprovados mais de 10 anticorpos monoclonais, desde 2013, pela Agência Europeia do Medicamento (EMA) para o tratamento de vários tipos de cancro, incluindo o Cancro do Pulmão.

Sobre o webinar, considera que vai reforçar o seu compromisso na área de Oncologia, proporcionando “mais um momento de partilha de conhecimento e experiência entre profissionais de saúde”.

Urgências no SNS – só empurrar o problema não o resolve
Editorial | Gil Correia
Urgências no SNS – só empurrar o problema não o resolve

É quase esquizofrénico no mesmo mês em que se discute a carência de Médicos de Família no SNS empurrar, por decreto, os doentes que recorrem aos Serviços de Urgência (SU) hospitalares para os Centros de Saúde. A resolução do problema das urgências em Portugal passa necessariamente pelo repensar do sistema, do acesso e de formas inteligentes e eficientes de garantir os cuidados na medida e tempo de quem deles necessita. Os Cuidados de Saúde Primários têm aqui, naturalmente, um papel fundamental.