Miguel Pavão eleito bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas
DATA
29/06/2020 13:51:38
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Miguel Pavão eleito bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas

Miguel Pavão é o novo bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, resultado de um ato eleitoral que decorreu este sábado, dia 27 de junho, e representou a maior afluência às urnas “de sempre”.

O resultado foi conhecido hoje e Miguel Pavão, que liderava a lista A, foi eleito com 73% dos votos expressos.

A lista vencedora obteve 3472 votos de um universo de 4748 médicos dentistas que votaram, sendo que estava também a concorrer Artur Lima, atual Vice-presidente do CDS e deputado regional da Assembleia Regional dos Açores, que encabeçava a lista B, na qual votaram 1115 pessoas.

Apesar de o ato eleitoral ter decorrido no sábado dia 27, em mesas localizadas em Lisboa, Porto, Coimbra, Funchal e Angra do Heroísmo, o resultado final foi conhecido apenas hoje devido ao voto por correspondência, que foram contabilizados este domingo.

Miguel Pavão assumiu a sua candidatura em fevereiro, com a assinatura “Mudar com confiança, pelo futuro da Profissão”,  afirmando-se, de acordo com um comunicado enviado como “um projeto composto por médicos dentistas em exercício profissional, que pretendem defender a classe profissional; defender melhores políticas de Saúde Oral; valorizar a profissão pelo ensino, formação e mercado de trabalho; e reestruturar a Ordem dos Médicos Dentistas, tornando-a mais próxima dos colegas, mais dinâmica e mais transparente”.

Para o novo bastonário, nestas eleições, “os médicos dentistas deixaram expresso nos votos a sua vontade”, frisando que estes querem “uma Ordem unida, mais próxima, que dê resposta aos problemas com que se deparam diariamente no exercício da profissão” e que seja gerida por médicos dentistas, “para os médicos dentistas, na defesa da Saúde Oral dos portugueses”.

Miguel Pavão é diretor clínico de uma clínica no Porto, foi condecorado com a Ordem de Mérito, pelo Presidente da República Portuguesa, por serviços meritórios que revelaram abnegação em favor da coletividade em 2015, e fundou a primeira Organização Não Governamental dedicada à promoção de Saúde Oral, designada “Mundo A Sorrir”.

Agora, sucede a Orlando Monteiro da Silva que esteve à frente da Ordem durante os últimos 18 anos.

DESconfinar sem DISconfinar: Um desafio para inovar e aproveitar a oportunidade
Editorial | Rui Nogueira, Médico de Família e presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar
DESconfinar sem DISconfinar: Um desafio para inovar e aproveitar a oportunidade
Depois de três meses de confinamento é necessário aceitarmos a prudência de DES”confinar sem DISconfinar. Não vamos querer “morrer na praia”! As aprendizagens da pandemia Covid-19 são uma ótima oportunidade para acertar procedimentos e aperfeiçoar métodos de trabalho. O estado de emergência e o estado de calamidade ensinaram-nos muito! É necessário desconfinar o centro de saúde com uma nova visão e reinventar o conceito com unidades de saúde aprendentes e inovadoras.

Mais lidas