CUF lança edição da Gazeta Médica dedicada à Covid-19
DATA
30/06/2020 19:26:06
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



CUF lança edição da Gazeta Médica dedicada à Covid-19

A CUF Academic Center lançou hoje a nova edição da Gazeta Médica, apresentada como “uma das mais completas de sempre e inteiramente dedicada à Covid-19”.

Disponível online e focada na doença provocada pelo novo coronavírus, a Gazeta Médica reúne cerca de 30 trabalhos, nos quais se incluem artigos originais, de perspetiva e de revisão, bem como casos clínicos, avanços recentes e imagens médicas.

“Pandemia COVID-19: A Experiência do Atendimento Permanente do Hospital CUF Infante Santo”, “A Cardiologia na Pandemia COVID-19: Que Impacto na Atividade Clínica?”, “COVID-19 em Pediatria: O Muito que Ainda Não se Sabe!", “O Desafio Diagnóstico do Novo Coronavírus: A Propósito de um Caso Clínico” e “Manifestações Cutâneas em Doentes com COVID-19” são alguns dos artigos disponíveis nesta revista científica.

A mais recente edição procura ainda documentar a “inexcedível capacidade de resposta” dos profissionais e organizações de saúde à pandemia, apontada como um “desafio sem precedentes”.

O presidente do Conselho Médico da CUF, João Paço, que assina o editorial desta edição, escreveu: “Neste período conturbado que vivemos com a pandemia, a CUF disse ‘presente’ e os Hospitais CUF Infante Santo e CUF Porto estiveram destinados a receber doentes COVID-19 ajudando o país no esforço de combater esta pandemia”.

DESconfinar sem DISconfinar: Um desafio para inovar e aproveitar a oportunidade
Editorial | Rui Nogueira, Médico de Família e presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar
DESconfinar sem DISconfinar: Um desafio para inovar e aproveitar a oportunidade
Depois de três meses de confinamento é necessário aceitarmos a prudência de DES”confinar sem DISconfinar. Não vamos querer “morrer na praia”! As aprendizagens da pandemia Covid-19 são uma ótima oportunidade para acertar procedimentos e aperfeiçoar métodos de trabalho. O estado de emergência e o estado de calamidade ensinaram-nos muito! É necessário desconfinar o centro de saúde com uma nova visão e reinventar o conceito com unidades de saúde aprendentes e inovadoras.

Mais lidas