O Presidente da República vai receber esta manhã, às 12:30, por videoconferência, o Fórum Médico de Saúde Pública, ouvindo, assim, associações médicas e a Ordem dos Médicos (OM) sobre a resposta do país à pandemia de Covid-19.
Numa nota à imprensa, a OM sublinha que este encontro acontece numa altura em que “várias carências ao nível da Saúde Pública têm vindo a público” e num “momento crítico” no desconfinamento que está a ser implementado em Portugal.
Presentes estarão o bastonário da OM, Miguel Guimarães, o presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, o secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos, Jorge Roque da Cunha, e Luís Cadinha, do Conselho Nacional da Federação Nacional dos Médicos.
Os últimos meses foram vividos por todos nós num contexto absolutamente anormal e inusitado.
Atravessamos tempos difíceis, onde a nossa resistência é colocada à prova em cada dia, realidade que é ainda mais vincada no caso dos médicos e restantes profissionais de saúde. Neste âmbito, os médicos de família merecem certamente uma palavra de especial apreço e reconhecimento, dado o papel absolutamente preponderante que têm vindo a desempenhar no combate à pandemia Covid-19: a esmagadora maioria dos doentes e casos suspeitos está connosco e é seguida por nós.