Roncopatia e nutrição na gravidez em destaque nas CUF Talks online
DATA
09/07/2020 17:32:05
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Roncopatia e nutrição na gravidez em destaque nas CUF Talks online

A CUF vai dar início, na próxima semana, às CUF Talks, dois eventos em formato digital, que pretendem cruzar o olhar de várias especialidades médicas sobre temas que têm impacto na “saúde e na qualidade de vida da população”.

De acesso gratuito e aberto a todos os interessados, as CUF Talks começam no dia 14 de julho, às 21:00, numa sessão intitulada “Ressono. E agora?”.

Para falar sobre roncopatia, estarão presentes os dentistas André Mariz de Almeida e Pedro Cebola, a otorrinolaringologista Cristina Caroça, a fisioterapeuta Paula Moleirinho e a pneumologista Susana Teixeira de Sousa.

Os especialistas, que integram uma equipa multidisciplinar da Apneia Obstrutiva do Sono do Hospital CUF Infante Santo, vão abordar os seguintes pontos: “O mito ressonar é normal”, "Acordo mais cansado do que quando me deito", “Ranger de dentes e ressonar”, “A apneia do sono só surge nas pessoas mais velhas” e “Que exames são necessários? É preciso dormir no hospital?”.

Apontada como um problema que abrange grande parte da população, a CUF sublinha que a roncopatia pode “traduzir-se não só num incómodo do ponto de vista familiar e social, como também em problemas de sono com consequências graves para saúde”.

A segunda CUF Talks está agendada para dia 21 de julho, às 18:00, e é subordinado à temática “A importância da nutrição na gravidez”, que será discutida pelas pediatras Ana Serrão Neto e Carla Rego, pelo ginecologista-obstetra Jorge Lima e pela nutricionista Mónica Pitta Grós Dias, nutricionista.

Centrado na importância da nutrição desde a preconceção até ao aleitamento materno, este evento procura “explorar problemas que são tantas vezes descurados e mal orientados”, nomeadamente: “História clínica e doenças familiares podem obrigar a uma alimentação personalizada?”; “Grávidas em idades mais avançadas e com múltiplas patologias – como diabetes, hipertensão, obesidade e outras – necessitam de apoio nutricional?”; “Qual o impacto dos genes e o ambiente na expressão da saúde e da doença futura?”; “A importância de alimentação no período de preconceção”; “Alimentação na gravidez – necessidades nutricionais” e “Nutrição durante o período de amamentação”.

As CUF Talks são transmitidas no site da CUF.

O novo normal e a nova realidade – que alterações provocadas pela pandemia vieram para ficar?
Editorial | Jornal Médico
O novo normal e a nova realidade – que alterações provocadas pela pandemia vieram para ficar?
Acertar procedimentos e aperfeiçoar métodos de trabalho. Encontrar uma nova visão e adotar uma nova estratégia útil na nossa prática clínica quotidiana. Valorizar as unidades de saúde por estarem a dar as respostas adequadas e seguras é o mínimo que se exige, mas é urgente e inevitável um plano de investimento nos centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde.

Mais lidas