Investigadores portugueses participam em estudo internacional que aprofundou a cartografia do cérebro
23/07/2020 08:46:37

Os investigadores portugueses Marcos Gomes e João Peça, do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC), participaram num estudo internacional, publicado esta semana na revista Nature, que procurou aprofundar o conhecimento sobre o tálamo, considerada "uma importante região do cérebro".

O estudo, liderado por investigadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) incidiu sobre o denominado “núcleo reticular do tálamo”, uma zona que se pensa estar envolvida na cognição, no processamento sensorial, na atenção e na regulação do sono.

Sobre as alterações neste núcleo, os dois coautores do artigo publicado na Nature contextualizaram: “Estão associadas a perturbações neuropsiquiátricas e do neurodesenvolvimento, tais como esquizofrenia, autismo e perturbação de hiperatividade e défice de atenção (PHDA). Contudo, apesar da sua importância, pouco se sabe ainda sobre as propriedades desta região e as características dos neurónios que a compõem”.

Do trabalho resultou um atlas do núcleo reticular do tálamo, no qual se reúnem as propriedades eletrofisiológicas e de expressão genética de milhares de células individuais, permitindo aos investigadores identificar “um gradiente populacional e dois tipos de neurónios previamente desconhecidos”.

“Esses ‘novos’ neurónios foram denominados Spp1+ e Ecel1+ e demonstraram ter um papel fundamental, mas distinto, na regulação do sono”, sublinharam Marcos Gomes e João Peça.

De acordo com a UC, a contribuição da sua equipa na investigação permitiu identificar a organização tridimensional dos ‘novos’ neurónios, “o que levou a uma compreensão detalhada sobre este núcleo do tálamo”.

“Os resultados desta investigação significam mais um passo importante no processo de cartografar o cérebro dos mamíferos, e contribuem para melhor perceber a arquitetura do tálamo”, afirmou João Peça, também docente do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Marcos Gomes, aluno do Programa Doutoral em Biologia Experimental e Biomedicina da UC, acrescentou: “Entre outros aspetos, o nosso estudo demonstra uma organização em camadas nas populações deste núcleo talâmico e identifica as propriedades eletrofisiológicas e funcionais particulares de cada grupo neuronal”.

Os dois investigadores concluíram que as abordagens desenvolvidas no âmbito deste trabalho permitiram a “caracterização funcional do circuito e dão pistas importantes na compreensão, não só de doenças do sono, mas também de várias doenças do neurodesenvolvimento”.

“Isto porque, com o conhecimento das particularidades únicas dos neurónios que compõem esta região do cérebro, estão também abertas as portas ao desenho de estratégias e terapias para restabelecer a sua normal função em processos de doença”, remataram.

Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro
Editorial | Conceição Outeirinho
Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro

O início da segunda década deste século, foram anos de testagem. Prova intensa, e avassaladora aos serviços de saúde e aos seus profissionais, determinada pelo contexto pandémico. As fragilidades do sistema de saúde revelaram-se de modo mais acentuado, mas por outro lado, deu a conhecer o nível de capacidade de resposta, nomeadamente dos seus profissionais.