Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa estreia consulta de artrite reumatoide
DATA
19/08/2020 11:13:20
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa estreia consulta de artrite reumatoide

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), sediado em Penafiel, informou ter iniciado uma consulta dedicada à artrite reumatoide (AR), indicando tratar-se do primeiro hospital público no Norte do país com este serviço.

“A grande novidade é a consulta dedicada à AR que coloca o CHTS como o primeiro hospital público do Norte a disponibilizar uma consulta inteiramente dedicada a esta patologia”, lê-se num comunicado enviado à agência Lusa.

Aquele centro hospitalar também estreou nos seus serviços a consulta de técnicas reumatológicas que "abrange áreas como infiltrações intra-articulares, biópsias e ecografia músculo-esquelética".

A Unidade de Reumatologia do CHTS, criada em 2019, é composta por dois médicos reumatologistas.

O presidente do conselho de administração do CHTS, Carlos Alberto Silva, citado no comunicado, assinala que a Reumatologia está entre as três novas especialidades incorporadas, nos últimos três anos, na lista de serviços prestados pelo centro hospitalar.

O CHTS informa, ainda, que iniciou em maio "a retoma progressiva da atividade", após as alterações impostas pela pandemia de Covid-19, "prevendo que, a 31 de dezembro, as listas de espera não ultrapassem os nove meses, tanto nas consultas, como nas cirurgias.

Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro
Editorial | Conceição Outeirinho
Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro

O início da segunda década deste século, foram anos de testagem. Prova intensa, e avassaladora aos serviços de saúde e aos seus profissionais, determinada pelo contexto pandémico. As fragilidades do sistema de saúde revelaram-se de modo mais acentuado, mas por outro lado, deu a conhecer o nível de capacidade de resposta, nomeadamente dos seus profissionais.