Covid-19: Adquirir imunidade de grupo de forma natural é solução muito perigosa, avisa a OMS
DATA
28/08/2020 10:54:51
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Covid-19: Adquirir imunidade de grupo de forma natural é solução muito perigosa, avisa a OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) avisou hoje que atingir a imunidade de grupo de forma natural contra a covid-19 seria uma solução muito perigosa para conter a pandemia, uma vez que implicaria a morte de muitas pessoas.

O aviso foi deixado pela epidemiologista da OMS Maria Van Kerkhove, na videoconferência de imprensa transmitida a partir da sede da organização, em Genebra, na Suíça.

Segundo a especialista, a imunidade natural - a que é desenvolvida por uma parte significativa da população depois de ter sido infetada e uma das formas de se adquirir imunidade de grupo contra uma doença infecciosa - implicaria que o vírus da covid-19 se propagasse e que "muitas pessoas ficassem infetadas, hospitalizadas".

"Seria muito perigoso, muitas pessoas teriam de morrer", advertiu.

Para Maria Van Kerkhove, só uma vacina "segura e eficaz" permitirá proteger amplamente as pessoas e conter a propagação da covid-19, uma doença respiratória causada pelo coronavírus SARS-CoV-2.

A vacinação é a forma artificial de uma população adquirir proteção contra uma doença contagiosa.

 

Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro
Editorial | Conceição Outeirinho
Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro

O início da segunda década deste século, foram anos de testagem. Prova intensa, e avassaladora aos serviços de saúde e aos seus profissionais, determinada pelo contexto pandémico. As fragilidades do sistema de saúde revelaram-se de modo mais acentuado, mas por outro lado, deu a conhecer o nível de capacidade de resposta, nomeadamente dos seus profissionais.