APAH e Ordem dos Médicos lançam Movimento “Saúde em Dia”
A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) e a Ordem dos Médicos vão apresentar, no dia 8 de setembro, o Movimento “Saúde em Dia”. O evento tem como objetivo alertar os portugueses a estarem atentos a outras doenças, num contexto em que a pandemia tomou a sua vida de assalto.

Através desta iniciativa, que decorre com o apoio da empresa farmacêutica Roche, pretende-se alertar a população para a importância de manter alerta em relação à sua saúde, não mascarar sintomas e não adiar visitas ao médico perante sinais de alerta de qualquer doença.

Na sessão de apresentação deste Movimento serão apresentados e debatidos alguns dados: números de consultas, cirurgias, exames e diagnósticos adiados, no contexto da pandemia. Será ainda apresentado o filme “Saúde em Dia – Não mascare a sua saúde”, que pretende sensibilizar a população para esta realidade.

O evento irá decorrer no auditório da Ordem dos Médicos entre as 11h00 e as 12h30.

Crónicas de uma pandemia anunciada
Editorial | Jornal Médico
Crónicas de uma pandemia anunciada

Era 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde declarou o estado de Pandemia por COVID-19 e a organização dos serviços saúde, como conhecíamos até então, mudou. Reorganizaram-se serviços, redefiniram-se prioridades, com um fim comum: combater o SARS-CoV-2 e evitar o colapso do Serviço Nacional de Saúde, que, sem pandemia, já vivia em constante sobrecarga.

Mais lidas